fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Cooperação Brasil-Japão em Moçambique

Moçambique é o segundo país que mais recebe auxílio do Brasil, estando atrás apenas do Haiti. Nesta semana, receberá a visita do presidente brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva, quando serão inaugurados “Institutos Educacionais”, criados com investimento brasileiro. Além de algumas medidas de cooperação bilateral, Brasil e Japão assinaram um “Acordo de Desenvolvimento Agrícola” com o país africano.

Este foi celebrado nesta semana na cidade de Maputo e conta com o investimento de 13,4 milhões de dólares, reunindo a “Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária” (Embrapa), a “Agência Japonesa de Cooperação Internacional” (JICA) e o “Instituto de Investigação Agrária de Moçambique” (IIAM). A Cooperação visa o desenvolvimento agropecuário moçambicano, com a transferência de tecnologia para os centros de pesquisa do país.

A JICA já se dispôs a arcar com 7,3 milhões de dólares do total dos 13,4 milhões e a “Agência Brasileira de Cooperação”, via “Ministério das Relações Exteriores”, arcará com 3,6 milhões de dólares. Do lado brasileiro, este investimento está dentro do orçamento dos outros projetos bilaterais entre Brasil-Moçambique.

Os projetos de Cooperação envolvendo o Brasil, com países asiáticos e africanos vem crescendo. Eles são feitos para vários setores, indo da área energética à segurança. Desta forma, gradativamente, brasileiros e asiáticos aprofundam sua presença no continente africano, atendendo seus interesses e contribuindo com o desenvolvimento regional.

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!