A crise financeira aproximou ainda mais a China continental de Formosa (Taiwan). As duas partes, que durante décadas não se entendiam diplomaticamente, estão trabalhando, agora em 2009, de forma conjunta, em acordos de estreitamento diplomático e de cooperação econômica.
A China continental é o principal parceiro comercial de Taiwan. Isso refletiu nos diálogos diplomáticos, abrindo as fronteiras de maneira direta pelo mar e pelo ar entre a ilha de Formosa e a parte continental, a República Popular da China, sem precisar mais passar por Macau e Hong Kong.
Ontem, dia 3 de novembro, Jia Qinglin, presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPCh), se reuniu com representantes do setor comercial e industrial taiwanês no “Fórum dos Sindicados dos Dois Lados do Estreito de Taiwan2009”, realizado em Beijing, China.
Para Qinglin a crise econômica foi um fator que impulsionou a cooperação entre as duas partes e, embora a situação econômica mundial esteja saindo da recessão, é fundamental que a cooperação seja ampliada para que a parte continental ajude ainda mais a recuperação de Taiwan e reforce os laços comerciais.
Durante o evento, ambas as partes discutiram sobre consultas econômicas com a finalidade de defender os interesses dos direitos legítimos dos dois lados, reforçando da cooperação econômica, através do incentivo de investimentos em Taiwan e incentivos aos empresários taiwaneses na parte continental.