fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Crise financeira global, a ponte do estreitamento das relações entre Taiwan e China

A crise financeira aproximou ainda mais a China continental de Formosa (Taiwan). As duas partes, que durante décadas não se entendiam diplomaticamente, estão trabalhando, agora em 2009, de forma conjunta, em acordos de estreitamento diplomático e de cooperação econômica.

A China continental é o principal parceiro comercial de Taiwan. Isso refletiu nos diálogos diplomáticos, abrindo as fronteiras de maneira direta pelo mar e pelo ar entre a ilha de Formosa e a parte continental, a República Popular da China, sem precisar mais passar por Macau e Hong Kong.

Ontem, dia 3 de novembro, Jia Qinglin, presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPCh), se reuniu com representantes do setor comercial e industrial taiwanês no “Fórum dos Sindicados dos Dois Lados do Estreito de Taiwan2009”, realizado em Beijing, China.

Para Qinglin a crise econômica foi um fator que impulsionou a cooperação entre as duas partes e, embora a situação econômica mundial esteja saindo da recessão, é fundamental que a cooperação seja ampliada para que a parte continental ajude ainda mais a recuperação de Taiwan e reforce os laços comerciais.

Durante o evento, ambas as partes discutiram sobre consultas econômicas com a finalidade de defender os interesses dos direitos legítimos dos dois lados, reforçando da cooperação econômica, através do incentivo de investimentos em Taiwan e incentivos aos empresários taiwaneses na parte continental.

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!