Em busca de contribuir para a redução das mudanças climáticas, o Japão pretende atuar via cooperação com os países que dividem a floresta amazônica. O interesse japonês foi anunciado durante uma cúpula da biodiversidade que ocorreu na cidade de Nagoya.
“Estamos interessados em trabalhar com os países latino-americanos que compartilham as florestas amazônicas. Acabamos de começar a fazê-lo”, disse o diretor da “Divisão de Mudança Climática”, Takehiro Kano.
Segundo os responsáveis japoneses, o Japão tem interesse em participar de projetos com os países amazônicos através de investimentos, incentivos e empréstimos para que estes desenvolvam meios sustentáveis de promover sua economia, sem que cause danos a floresta amazônica.
Além deste comunicado, o “Programa das Nações Unidas de Redução de Emissões Oriundas por Desmatamento e Degradação das Florestas” (REDD) informou que, com o apoio, países como o Japão e a França, deverão iniciar no próximo ano sua atuação para a proteção das florestas tropicais.