A USAID e a Qualcomm, por intermédio de seu diretor, Francisco Soares, estudam um projeto de parceria público-privada para desenvolver a pesca na cidade de Cabrália (Estado da Bahia – Brasil), sendo a pesca a mais importante atividade econômica nesse lugar. Aparece também como importante o turismo, pois esta é a cidade onde foi rezada a primeira missa no Brasil e também onde se travaram os primeiros contatos entre os portugueses e os índios tupiniquins. Lá, ergueu-se a cruz com as armas e as divisas de Portugal, simbolizando a posse das terras descobertas.
O projeto visa a melhoria na capacidade da pesca por meio da utilização de tecnologia 3G da Qualcomm, que possibilitará identificar melhor os locais mais produtivos para a atividade, além de acessar informações sobre meteorologia e comunicar-se ainda em alto mar com o mercado local e as autoridades de segurança.
No entanto, para realizar um projeto com tais características, tem-se de levar em consideração a realidade local que vai além da economia, isto é, até que ponto pode ser um benefício à alta tecnologia para um povoado acostumado com a pesca puramente artesanal. A execução do projeto deverá ser realizada com cuidado, além de ter acompanhamento prolongado para que ele não se reverta no atraso do trabalho dos pescadores ao tentarem se adaptar a algo que não faz das suas realidades. Seria aconselhável desenvolver a capacidade de comercialização desses pescadores aproveitando o potencial turístico da região.