A “Republica Popular Democrática da Coréia” (RPDC) apresentou bons sinais quanto as negociações com o Sexteto (China, Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e Rússia) para a desnuclearização da península coreana.
Nesta semana, houve as negociações com os Estados Unidos, que qualificaram o diálogo de forma positiva. “Tivemos negociações muito positivas e, em geral, construtivas, com a delegação da Coreia do Norte. Aproximamos posições em vários pontos e exploramos as divergências sobre outros temas”*, afirmou a chefe da delegação norte-americana, Stephen Bosworth.
Nesta terça-feira (24 de outubro) o líder máximo da Coreia do Norte, Kim Jong Il, se encontrou com o vice-primeiro ministro chinês, Li Keqiang. Neste encontro bilateral, ambos reforçaram a cooperação entre os dois países e, em resposta, o líder norte-coreano afirmou e defendeu a postura de início das negociações com as seis potências.
Em 2009, o Governo norte-coreano abandonou formalmente as negociações junto as seis potências, o que gerou uma série de criticas e tensões entre eles, mas, pelo atual cenário internacional, espera-se que os coreanos retomem e cheguem a um entendimento.
—————-
* Estadão:
Ver: “CRI”