Os Estados Unidos vinham trabalhando em “Acordos de Livre Comércio” com a Colômbia, Panamá e com a Coréia do Sul. Com este último país, o Acordo foi aprovado recentemente pelo Congresso norte-americano deixando Tokyo preocupado.
A assinatura feita entre estadunidenses e sul-coreanos facilitará a entrada e a comercialização de produtos coreanos nos EUA. Pelo acertado, será reduzida a tarifa de veículos asiáticos, que hoje está em 2,5% e, em até cinco anos, poderá ser zerada.
Em contrapartida, uma vez iniciado o Acordo, os norte-americanos terão a suspensão de impostos sobre os seus produtos exportados para a Coréia do Sul. Dentre os principais estão as carnes bovina e suína.
O Congresso estadunidense e o Parlamento sul-coreano já aprovaram o texto, por isso os japoneses estão preocupados. Os produtos coreanos estão hoje entre os maiores concorrentes dos produtos japoneses no mundo e com o novo Acordo firmado pelos EUA e Coréia do Sul emergiram os temores de redução das exportações japonesas.
O secretário-chefe do Gabinete japonês, Osamu Fujimura, deu declarações à imprensa do Japão manifestando muitos temores acerca do impacto que a aproximação econômica entre os dois Estados pode trazer para a economia de seu país. Observadores esperam agora quais serão as medidas adotadas para amenizar este impacto, se as projeções estiverem corretas.
————–
Fontes:
Ver: “NHK World” (Vários Links – digitar tema na área de busca)
Ver: “The Wall Street Journal”
Ver: “JPTV” via “International Press”