fbpx
ÁfricaCOOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Cúpula africana sobre terrorismo foi cancelada

A Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo Africanos sobre Terrorismo, que deveria ocorrer no dia 8 de abril, em Malabo, capital da Guiné Equatorial, foi cancelada, sem que tenha sido definida uma nova data[1].

A organização da Cúpula foi decidida diante da intensificação dos ataques do grupo Boko Haram na região. O objetivo da Cúpula era adotar uma estratégia comum de luta contra o terrorismo, em especial a este grupo extremista, que já provocou a morte de mais de 15 mil pessoas nos últimos seis anos[2].

A página oficial do Governo da Guiné Equatorial destacou que o dia 2 de abril passará para a história do Quênia como um de seus dias mais tristes, devido ao assassinato de 148 jovens estudantes pelo grupo terrorista Al Shabaab[3].

Até o momento nada se sabe sobre os motivos do cancelamento da Cúpula, mas analistas indicam que pode ter sido cancelada devido ao massacre ocorrido no Quênia.

——————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ag/tw/yg/agtwygmcktek5x3fmrh4r08t5.jpg

——————————————————————————————–

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/africa/2015/3/15/Guine-Equatorial-Cancelada-cimeira-chefes-Estado-africanos-contra-terrorismo,de8353a9-092b-467b-96a6-4d45beba5d23.html

[2] Ver:

http://www.portugues.rfi.fr/geral/20150405-lideres-africanos-organizam-reuniao-de-cupula-para-discutir-estrategia-contra-boko-ha

[3] Ver:

http://www.guineaecuatorialpress.com/noticia.php?id=6411

About author

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!