fbpx
ÁFRICAÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Dalai Lama cancela visita à África do Sul após ter o visto recusado

O líder espiritual do Tibete, o Dalai Lama, cancelou na semana passada a sua viagem à África do Sul para a 14ª Conferência Mundial de Prêmios Nobel da Paz[1][2]. Segundo o seu representante no país africano, Nangsa Choedon, a desistência ocorreu após um anúncio de autoridades sul-africanas de que o visto da autoridade tibetana seria rejeitado[1][2].

Trata-se da terceira vez que o visto ao Dalai Lama foi recusado nos últimos cinco anos. Em uma delas, o líder tibetano foi proibido de viajar ao país africano para a celebração do octogésimo aniversário do ativista e arcebispo Desmond Tutu, também laureado com o Prêmio Nobel da Paz[2].

Tais recusas na liberação do visto ao líder tibetano ocorre, provavelmente, devido à crescente aliança comercial entre China e África do Sul. O Tibete é uma região separatista dentro do território chinês e sua autonomia como nação independente é claramente rejeitada por Pequim[2].

 O Ministério de Relações Exteriores chinês respondeu positivamente à medida tomada pelo governo sul-africano. Na última sexta-feira (5 de setembro), Qin Gang, porta-voz do ministério, afirmou que a China aprecia em muito o respeito dado pelo governo sul-africano à soberania chinesa e à integridade territorial, bem como ao apoio manifestado ao governo chinês nesta ocasião[3].

A medida tomada pelo Governo sul-africano demonstra como o crescimento da relação comercial com a China pode determinar o padrão das relações diplomáticas da África do Sul. Em 1996, o presidente Nelson Mandela apoiou a visita do líder tibetano ao país africano, apesar das objeções feitas pelo governo chinês; naquele ano, a China representava menos de 1,5% das exportações sul-africanas. Atualmente, o país asiático é o principal destino das exportações, com índice de participação de 18,80% do total, e possui vasta quantia de empresas operando na África do Sul.

—————————————————————————

Imagem (FonteThe Atlantic)

http://www.theatlantic.com/international/archive/2011/10/in-south-africa-refusal-to-allow-dalai-lama-becomes-national-scandal/246333/

—————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] VerBBC News”:

http://www.bbc.com/news/world-africa-29069140

[2] VerThe Guardian”:

http://www.theguardian.com/world/2014/sep/04/dalai-lama-denied-south-africa-visa-nobel-summit

[3] VerThe New York Times”:

http://www.nytimes.com/2014/09/06/world/asia/dalai-lama-said-to-be-denied-south-african-visa.html?ref=africa&_r=0

[4] VerThought Leader”:

http://www.thoughtleader.co.za/davidsaks/2011/10/05/mandela-and-the-dalai-lama/

[5] VerOpen Data for South Africa”:

http://southafrica.opendataforafrica.org/uxqhmgf/south-africa-exports-major-trade-partners

About author

Economista pela ESALQ-USP, é atualmente mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós- Graduação do IFCH-UFRGS. Foi pesquisador do Programa de Mudanças Climáticas do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM). Atualmente desenvolve pesquisas na área de Sociologia Econômica, Economia Política e Sociologia do Desenvolvimento. Escreve no CEIRI Newspaper sobre economia e política africana, como foco em Angola, Etiópia e Moçambique
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!