O líder espiritual do Tibete, o Dalai Lama, cancelou na semana passada a sua viagem à África do Sul para a “14ª Conferência Mundial de Prêmios Nobel da Paz”[1][2]. Segundo o seu representante no país africano, Nangsa Choedon, a desistência ocorreu após um anúncio de autoridades sul-africanas de que o visto da autoridade tibetana seria rejeitado[1][2].
Trata-se da terceira vez que o visto ao Dalai Lama foi recusado nos últimos cinco anos. Em uma delas, o líder tibetano foi proibido de viajar ao país africano para a celebração do octogésimo aniversário do ativista e arcebispo Desmond Tutu, também laureado com o Prêmio Nobel da Paz[2].
Tais recusas na liberação do visto ao líder tibetano ocorre, provavelmente, devido à crescente aliança comercial entre China e África do Sul. O Tibete é uma região separatista dentro do território chinês e sua autonomia como nação independente é claramente rejeitada por Pequim[2].
O Ministério de Relações Exteriores chinês respondeu positivamente à medida tomada pelo governo sul-africano. Na última sexta-feira (5 de setembro), Qin Gang, porta-voz do ministério, afirmou que “a China aprecia em muito o respeito dado pelo governo sul-africano à soberania chinesa e à integridade territorial, bem como ao apoio manifestado ao governo chinês nesta ocasião”[3].
A medida tomada pelo Governo sul-africano demonstra como o crescimento da relação comercial com a China pode determinar o padrão das relações diplomáticas da África do Sul. Em 1996, o presidente Nelson Mandela apoiou a visita do líder tibetano ao país africano, apesar das objeções feitas pelo governo chinês; naquele ano, a China representava menos de 1,5% das exportações sul-africanas. Atualmente, o país asiático é o principal destino das exportações, com índice de participação de 18,80% do total, e possui vasta quantia de empresas operando na África do Sul.
—————————————————————————
Imagem (Fonte – The Atlantic)
—————————————————————————
Fontes Consultadas:
[1] Ver “BBC News”:
http://www.bbc.com/news/world-africa-29069140
[2] Ver “The Guardian”:
http://www.theguardian.com/world/2014/sep/04/dalai-lama-denied-south-africa-visa-nobel-summit
[3] Ver “The New York Times”:
[4] Ver “Thought Leader”:
http://www.thoughtleader.co.za/davidsaks/2011/10/05/mandela-and-the-dalai-lama/
[5] Ver “Open Data for South Africa”:
http://southafrica.opendataforafrica.org/uxqhmgf/south-africa-exports-major-trade-partners