FÓRUNS INTERNACIONAISNOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Diálogo entre os Estados membros da CPLP sobre a Agenda 2030

No dia 20 de julho de 2017, os representantes dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reuniram-se em Brasília para debater as atividades da Organização e também para discutir sobre a implantação das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas, a Agenda 2030 e os Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tais pautas foram tratadas durante a XXII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, com a temática “Agenda 2030: Avanços e Desafios”.

Logo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

A reunião ocorreu sob a Presidência pró-tempore brasileira, cuja atuação no âmbito da Organização tem se caracterizado pela abordagem frequente das questões que permeiam o desenvolvimento sustentável. A Secretária-executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, expôs que a proposta brasileira em abordar essa temática possibilitou a criação de ações de colaboração entre os Estados membros.

A Agenda 2030 foi desenvolvida no ano de 2015 durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável e foi discutida no âmbito da Assembleia Geral das Nações Unidas e da sociedade civil. As propostas da Agenda foram definidas a partir dos Objetivos do Milênio, do ano de 2000. Diferentemente deste, que possuíam 7 objetivos, os ODS contam com 17 objetivos e 169 metas associadas, as quais visam o desenvolvimento de cidades sustentáveis, o fortalecimento de Instituições, a inovação e a igualdade de gênero.

No âmbito da CPLP, o emprego de políticas voltadas para os ODS contribuiu para incentivar a troca de experiências e a colaboração de cada experiência vivenciada pelos Estados membros. Nesse contexto, os países acordaram em: aprofundar o processo de cooperação; ampliar o intercâmbio das práticas de políticas públicas relacionadas aos ODS; desenvolver indicadores nacionais, visando identificar áreas que as políticas possam não abranger; e utilizar a tecnologia na implementação. Tais medidas contribuem para fortalecer a CPLP e as relações entre os Estados, do mesmo modo, estimula o desenvolvimento interno dos países, em consonância com as pautas internacionais.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 XXII Reunião Ordinária do Conselhos de Ministros da CPLP. Discurso do Presidente da República, Michel Temer” (Fonte):

http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-planalto/imagens/2016/20-07-2017-xxii-reuniao-ordinaria-do-conselho-de-ministros-da-comunidade-dos-paises-de-lingua-portuguesa-cplp/cplp-06/@@images/c5401c84-58bd-4ca5-9cdf-d58ff9a2162e.jpeg

Imagem 2 Logo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/0/0d/Bandeira_CPLP.svg.png

About author

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Dentre as áreas de interesse encontram-se Cooperação Técnica Internacional e Segurança Internacional. Como colaboradora do CEIRI Newspaper escreve sobre o continente africano, mas especificamente os países de língua portuguesa.
Related posts
NOTAS ANALÍTICASTecnologia

Laboratório da Samsung na Rússia na vanguarda dos “deepfake”

EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Extinction Rebellion toma conta das ruas de Londres, em protesto pelo clima

AMÉRICA LATINAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Peru sedia concurso mundial de azeite de oliva

ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Ataques a capacetes azuis no Mali

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá!
Powered by