FÓRUNS INTERNACIONAISNOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Diálogo entre os Estados membros da CPLP sobre a Agenda 2030

No dia 20 de julho de 2017, os representantes dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reuniram-se em Brasília para debater as atividades da Organização e também para discutir sobre a implantação das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas, a Agenda 2030 e os Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tais pautas foram tratadas durante a XXII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, com a temática “Agenda 2030: Avanços e Desafios”.

Logo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

A reunião ocorreu sob a Presidência pró-tempore brasileira, cuja atuação no âmbito da Organização tem se caracterizado pela abordagem frequente das questões que permeiam o desenvolvimento sustentável. A Secretária-executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, expôs que a proposta brasileira em abordar essa temática possibilitou a criação de ações de colaboração entre os Estados membros.

A Agenda 2030 foi desenvolvida no ano de 2015 durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável e foi discutida no âmbito da Assembleia Geral das Nações Unidas e da sociedade civil. As propostas da Agenda foram definidas a partir dos Objetivos do Milênio, do ano de 2000. Diferentemente deste, que possuíam 7 objetivos, os ODS contam com 17 objetivos e 169 metas associadas, as quais visam o desenvolvimento de cidades sustentáveis, o fortalecimento de Instituições, a inovação e a igualdade de gênero.

No âmbito da CPLP, o emprego de políticas voltadas para os ODS contribuiu para incentivar a troca de experiências e a colaboração de cada experiência vivenciada pelos Estados membros. Nesse contexto, os países acordaram em: aprofundar o processo de cooperação; ampliar o intercâmbio das práticas de políticas públicas relacionadas aos ODS; desenvolver indicadores nacionais, visando identificar áreas que as políticas possam não abranger; e utilizar a tecnologia na implementação. Tais medidas contribuem para fortalecer a CPLP e as relações entre os Estados, do mesmo modo, estimula o desenvolvimento interno dos países, em consonância com as pautas internacionais.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 XXII Reunião Ordinária do Conselhos de Ministros da CPLP. Discurso do Presidente da República, Michel Temer” (Fonte):

http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-planalto/imagens/2016/20-07-2017-xxii-reuniao-ordinaria-do-conselho-de-ministros-da-comunidade-dos-paises-de-lingua-portuguesa-cplp/cplp-06/@@images/c5401c84-58bd-4ca5-9cdf-d58ff9a2162e.jpeg

Imagem 2 Logo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/0/0d/Bandeira_CPLP.svg.png

About author

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Dentre as áreas de interesse encontram-se Cooperação Técnica Internacional e Segurança Internacional. Como colaboradora do CEIRI Newspaper escreve sobre o continente africano, mas especificamente os países de língua portuguesa.
Related posts
ÁfricaCOOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Combate ao coronavírus: Quarentena proibida no Malawi

COOPERAÇÃO INTERNACIONALMEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

Acordo de Escazú completa 2 anos e persistem os desafios à sustentabilidade

AMÉRICA DO NORTENOTAS ANALÍTICASORIENTE MÉDIOPOLÍTICA INTERNACIONAL

Tensão entre EUA e Irã se intensifica

ÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Crescem as especulações sobre mudanças na liderança em Pyongyang

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by