ECONOMIA INTERNACIONALFÓRUNS INTERNACIONAISNOTAS ANALÍTICAS

Dilma dedica-se à criação do “Fundo dos BRICS”

No dia 24 de junho de 2013, segunda-feia passada, a presidenta brasileira Dilma Rousseff contatou, via telefone, o Chefe de Estado chinês, Xi Jinping, no intuito de acelerar as tratativas, bem como a implementação do denominado “Fundo dos BRICS” (fundo planejado pelo grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e “África do Sul”).

A ideia de criação de um “Fundo Monetário de Reservas” do grupo – quase nos mesmos moldes do “Fundo Monetário Internacional” (FMI) – era discutida há tempos pelos integrantes, todavia, o seu marco pôde ser verificado em 26 de março de 2013, quando os representantes das cinco nações reuniram-se em Durban (África do Sul) e propuseram a constituição de um “Fundo” no montante de US$ 100 bilhões, como forma de se protegerem de eventuais crises de liquidez geradas na seara internacional.

O grupo reúne-se anualmente e o tema central do encontro deste ano foi debater questões atinentes à criação de um “Banco do Desenvolvimento”, além do “Fundo de Reservas” para proteção contra crises. A importância do evento pode ser vislumbrada na assertiva do “Ministro da Fazendabrasileiro, Guido Mantega: “Essas reuniões são para estreitar os laços e descobrir complementaridades para que nós possamos crescer juntos enquanto os países avançados resolvem os seus problemas[1].

O “Governo Brasileiro” também pretende contatar, com a maior brevidade possível, os Mandatários dos demais países: Vladimir Putin (Rússia), Pranab Mukherjee (Índia) e Jacob Zuma (África do Sul). A expectativa da “Presidenta Brasileira” é que haja aprovação da proposta até o mês de julho próximo. Sendo assim, será necessário aguardar para ver o resultado das negociações.

——————–

Imagem (Fonte):

http://igepri.org/news/wp-content/uploads/2013/03/bricsdurban21.jpg

——————–

Fontes consultadas:

Ver [1]:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/03/brics-se-reunem-na-africa-do-sul-e-criam-fundo-contra-crises-de-liquidez.html

——————–

Ver também:

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-brasil,brics-aprovam-criacao-de-fundo-comum-no-valor-de-us-100-bi,148463,0.htm

Ver também:

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/29633/dilma+quer+acelerar+criacao+de+fundo+dos+brics.shtml

       

About author

Advogado (Unicuritiba). Pós-Graduado pela mesma instituição, em Direito Internacional. Realizou curso de aperfeiçoamento em Negócios Internacionais ("International Trade") no Holmes Institute, em Melbourne (Austrália). Mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atual membro da Comissão de Direito Internacional da OAB/PR.
Related posts
MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

Egito, Etiópia e Sudão: desavenças pela maior hidrelétrica da África

DEFESANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONALPOLÍTICAS PÚBLICAS

Índia procura fortalecer defesas aéreas para se equiparar à China, em meio a tensões na fronteira

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Crise oriunda da COVID-19 poderá lançar até 326 mil crianças ao trabalho infantil

MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

ONU celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente em meio à Pandemia

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by