A exposição à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA, ou AIDS, Acquired Immunodeficiency Syndrome) na Dinamarca permaneceu estável por décadas. Atualmente, somente um pequeno grupo de 150 a 200 pessoas são infectadas ao ano no país escandinavo, entretanto, o Estado ruma para a erradicação do vírus, mediante o tratamento com profilaxia pré-exposição (PrEP).
A pílula é vista com expectativa pelo Conselho Nacional de Saúde dinamarquês, pois a possibilidade de redução de infecção em alguns casos chega a 99%, conforme noticiou o Jornal Politiken, o qual expõe a aprovação do novo medicamento nos Estados Unidos, Noruega, Suécia e França.

Medicamento antirretroviral – Truvada
O PrEP é tido como um complemento na preservação contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH, ou HIV, human immunodeficiency virus), e é indicado aos homens que possuem relações com outros homens, devido a vulnerabilidade desse grupo.
O Jornal Copenhagen Post apresenta o êxito de Londres na questão, onde o medicamento já está disponível, com a diminuição de recém infectados chegando à margem de 80%. O Diretor do Fundo para a AIDS, Andreas Gylling Æbelø, é otimista quanto a pauta, e afirmou: “Podemos usar a PrEP de forma tão direcionada na Dinamarca, que temos uma excelente chance de quebrar a cadeia da infecção. Isso é bastante original. Em termos reais, significa que poderíamos ser o primeiro país do mundo que consegue deter a disseminação da infecção pelo HIV”.
Observa-se um avanço científico na situação, visto que novos tratamentos e métodos de preservação contra o flagelo do HIV são custosos aos Estados e indústrias farmacêuticas, os quais podem vir a se beneficiar do sucesso do PrEP. Entretanto, a medida, apesar de proveitosa, é paliativa, e não deve ser entendida como uma cura, e menos ainda como uma possível eliminação da doença.
———————————————————————————————–
Fontes das Imagens:
Imagem 1 “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – SIDA ou AIDS” (Fonte):
Imagem 2 “Medicamento antirretroviral – Truvada” (Fonte):
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/11/Truvada.JPG/640px-Truvada.JPG