AMÉRICA LATINANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Diplomata de carreira assume chancelaria no Equador

O diplomata de carreira José Valencia assumiu a direção do Ministério de Relações Exteriores e Mobilidade Humana do Equador. O Embaixador, que tomou posse em 12 de junho de 2018, é Doutor em Jurisprudência pela Pontifícia Universidade Católica do Equador, com pós-graduações nas universidades americanas de Harvard e Columbia.

Valencia se despede da OEA

O posto ficou vago em razão do pedido de renúncia de Maria Fernanda Espinosa, que foi eleita para presidir a Assembleia Geral da ONU, após ter disputado com uma candidata de Honduras.  Oriunda de uma carreira política na gestão de Rafael Correa, Espinosa, que iniciará seu mandato em 18 de setembro de 2018, será a primeira latino-americana e a quarta mulher a ocupar o cargo.

Para assumir o posto de Chanceler*, Valencia, que tem 36 anos de carreira diplomática, despediu-se em 20 de julho (2018) da função de Representante Permanente do Equador junto à Organização dos Estados Unidos Americanos (OEA). Em substituição a ele na OEA, o presidente Lenín Moreno designou o embaixador Carlos Alberto Játiva, que estava em Viena como Embaixador do Equador na Áustria e Representante Permanente do Equador junto aos Organismos Internacionais sediados na capital austríaca. 

Alguns especialistas entendem que a indicação de candidatos por afinidade política, em vez de diplomatas de carreira, nos últimos 12 anos da gestão presidencial anterior, comprometeu a autonomia das relações exteriores. Eles consideram que alguns dos desafios do novo Chanceler são: reformar a estrutura do Ministério, com aumento da proporção de técnicos especializados em relações internacionais; e compatibilizar a agenda com a das pastas de Comércio Exterior e Indústria, priorizando os interesses comerciais do Estado. Indicam ainda a defesa dos direitos humanos  e do direito internacional e apontam uma situação específica e delicada a ser resolvida: o caso Julian Assange.

———————————————————————————————–

Nota:

* Chanceler é um substantivo usado em diversos países para denominar o Ministro das Relações Exteriores; é usado também para denominar o Chefe de Governo (ex.: Alemanha).

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Ministro das Relações Exterior José Valencia” (Fonte):

https://www.cancilleria.gob.ec/wp-content/uploads/2018/06/emb_jose_valencia.png

Imagem 2 Valencia se despede da OEA” (Fonte):

https://c2.staticflickr.com/2/1786/43532598791_c36d1a96c7.jpg

About author

Mestre e especialista em relações internacionais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Política e Estratégia pelo programa da ESG (UNEB, ADESG/BA), bacharel em Administração pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Consultor e palestrante de Comércio Exterior.
Related posts
ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Ataques a capacetes azuis no Mali

ECONOMIA INTERNACIONALEURÁSIANOTAS ANALÍTICAS

Rússia apresenta reservas financeiras maiores que saldos devedores

ÁSIAEURÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Rússia compete com China por influência no Sudeste Asiático

AGÊNCIAS DE COOPERAÇÃOCOOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

ONU HABITAT estimula a gestão dos resíduos nas cidades

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá!
Powered by