fbpx
ÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Divergências territoriais estão em discussão em Fórum do ASEAN

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, esteve presente na cidade de Hanoi (Vietnan) para discutir sobre divergências territoriais noMar do Sul da China”. A autoridade apresentou seus posicionamentos e afirmou desejar que as normas do Fórum para discutir temas do gênero na região sejam definidas para que as disputas por territórios tenham seu fim de forma legal.

O país defende flexibilidade nos debates e maior adesão às normas acordadas no grupo ASEAN, bem como que todas as nações que tenham disputas na região estejam mais abertas para adotarem as leis do Bloco. A China é um dos países que tem disputas com grande parte das nações do Sudeste e do Sul da Ásia, estando com representantes em todos os eventos que discutam tais temas no continente.

Além de sua presença no Vietnan, Yi também se reuniu com o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista vietnamita, Nguyen Phu Trong, e com o primeiro-ministro do país, Nguyen Tan Dung, na capital chinesa, Beijing. O Vietnan tem como uma de suas principais metas fortalecer as relações diplomáticas e comerciais com os chineses, graças ao fato de seus sistemas políticos serem próximos e haver interesses comuns, porém as disputas marítimas constituem-se num grande entrave. 

Apesar dessa barreira, ambos os países discutem bilateralmente soluções para que possam entrar em acordo e desenrolar as negociações sobre suas fronteiras, garantindo a possibilidade de maior aproximação e geração de parcerias com benefícios mútuos.

—————————–

Fontes consultadas:

Ver:

http://portuguese.cri.cn/1721/2013/08/06/1s170565.htm

Ver:

http://portuguese.cri.cn/1721/2013/08/05/1s170539.htm

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!