fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Empresas chinesas investem no Brasil, pensando no futuro energético

A empresa “Noble” de Hong Kong, China, anunciou o investimento que poderá ultrapassar 200 milhões de dólares, para a construção de uma “fábrica de processamento de soja e produção de biodiesel” em terras brasileiras.

Segundo informações da empresa, a fábrica deverá ser construída em Rondonópolis, Estado do Mato Grosso. A instalação ocupará cerca de  40 hectares de terra e sua construção foi prevista para garantir o início das operações em 2012.

Para o governo local essa notícia é bem-vinda, pois a nova Fábrica poderá gerar mais de 600 empregos, captar IED e contribuir para o desenvolvimento regional. Ela irá produzir 200 mil toneladas de biodiesel e processará 1,3 bilhão de tonelada de soja, anualmente. Concorrerá diretamente com as instalações das empresas norte-americanas “ADM” e “Bunge”, que também operam na mesma área.

O ano de 2010 está sendo marcado pelo número de empresas chinesas que investem, ou que tem interesse em investir em vários setores no Brasil. As suas entradas contribuem para o desenvolvimento, mas chama a atenção de especialistas de diversos campos a falta de empresas nacionais operando nestes seguimentos em que os chineses estão trabalhando.

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!