A Economia japonesa continua gerando dúvidas sobre seu futuro em médio prazo. De acordo com o Governo, comparado ao período anterior, o Japão sofreu queda de 1,8% em seu PIB neste trimestre. O país não consegue apresentar dados de crescimento econômico e os empresários locais evitam reinvestir no país.

Os dados oficiais apresentados nesta semana representam valores reais que surpreenderam os economistas que tinham expectativa de contração de 6,8% para este ano, mas as previsões foram atualizadas para 7,1% e, por isso, os analistas vem reavaliando a situação econômica nacional baseados agora no real cenário, que apresenta um crescimento lento.

Conforme afirmou o economista-chefe do Dai-ichi Life Research Institute, Yoshiki Shinke, os “dados recentes têm sido em geral fracos, e a recuperação econômica tem sido mais lenta que o previsto” concordando com a expectativa negativa[1].

Além dos dados revisados, o Governo se apresentou preocupado com o empresariado japonês, que teve queda de 5% no investimento corporativo em todo o Japão. A população está poupando mais e os investimentos em setores importantes do país, como o habitacional, vem apresentando retrações que atingem até 10%, de forma que o cenário vislumbrado pelos observadores é pessimista.

—————————————————————————

Imagem (Fonte):

 wikpedia

—————————————————————————

Fontes consultadas:

[1] VerG1”:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/09/pib-do-japao-cai-71-no-2-trimestre.html

—————————————————————————

VerNHK”:

http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/top/news01.html

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁfricaCOOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Combate ao coronavírus: Quarentena proibida no Malawi

COOPERAÇÃO INTERNACIONALMEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

Acordo de Escazú completa 2 anos e persistem os desafios à sustentabilidade

AMÉRICA DO NORTENOTAS ANALÍTICASORIENTE MÉDIOPOLÍTICA INTERNACIONAL

Tensão entre EUA e Irã se intensifica

ÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Crescem as especulações sobre mudanças na liderança em Pyongyang

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by