fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Em 2011, Petróleo atinge arrecadação recorde para países da OPEP

A “Organização dos Países Produtores de Petróleo” (OPEP) declarou que as exportações de petróleo dos países pertencentes ao grupo produziram receita recorde em 2011, equivalente a aproximadamente US$ 1 trilhão, superando a cifra registrada em 2008, de US$ 980 bilhões.

Segundo dados da Organização, o número se justifica pelas oscilações de suprimento de “petróleo bruto” e “gás natural líquido” causadas pela “Primavera Árabe” e “Guerra Civil na Líbia”, levando ao aumento dos preços praticados no ano, estimado em aproximadamente 39%*.

 

O crescimento do consumo, por sua vez, permaneceu abaixo da média de 1,2% encontrada nos últimos dez anos, avaliado em 0,7%, sendo que a utilização do combustível atingiu o nível mais baixo desde 1985 para os países ricos, de acordo com a “Statistical Review of World Energy”, do “Grupo BP”**.

Em 2012, entretanto, a tendência verificada desde março é a queda de preço, influenciado pela “crise europeia” e pela “ampliação da produção saudita”, apesar da meta estipulada em dezembro de 2011. Para tentar reverter o quadro, a OPEP reuniu-se na semana passada, mantendo a quota de produção em 30 milhões de barris diários.

——————

Fontes:

* Ver:

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,opep-tem-receita-com-exportacoes-recorde-de-us-1-trilhao-em-2011,116379,0.htm

** Ver:

http://www.economist.com/blogs/graphicdetail/2012/06/daily-chart-7

Ver também:

http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE85D06C20120614?pageNumber=1&virtualBrandChannel=0

About author

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – campus Franca. Com atuação focada na área de Marketing Internacional, foi membro do Grupo de Estudos de Marketing Internacional (MKI), atuando também com a questão da inserção internacional de produtos agropecuários, além do mercado de luxo. No CEIRI NEWSPAPER escreve sobre temas relacionados ao Comércio e Economia Internacional.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!