Neste último final de semana, foi encerrado o “Mês do Brasil na China”. A iniciativa do governo brasileiro em solo chinês contou com diversos eventos culturais e com a presença de autoridades brasileiras e chinesas, reforçando os laços de amizade entre os dois países.

A programação destes eventos se deram do dia 3 até o dia 29 de setembro e todo o conteúdo foi designado pelo “Ministério da Cultura”. A ministra Marta Suplicy foi anfitriã do evento na capital chinesa, Beijing, e, junto com o embaixador brasileiro no país, Valdemar Carneiro Leão, comemoraram o sucesso desta primeira edição.

No Brasil também ocorrerá uma série de programações culturais chinesas, será, por sua vez, o “Mês da China no Brasil”. Esses eventos deverão ocorrer entre os dias 15 de outubro e 11 de novembro e contarão com amostras de cinema chinês, gastronomia, intercâmbio cultural e empresarial.

Ambos os países vêm intensificando suas relações diplomáticas, econômicas e culturais nos últimos dez anos. Hoje, o Brasil se tornou o principal foco chinês na “América Latina” e na “América do sul” e a China o maior parceiro comercial do Brasil. A concorrência comercial dos dois países em mercados comuns, não afeta suas relações em outras áreas, como apoio de suas ideias em Fóruns internacionais, a cooperação em seus territórios e em outras regiões em setores como a agricultura e a tecnologia espacial na África.

——————–

Fontes consultadas:

Ver:

http://portuguese.cri.cn/561/2013/09/04/Zt1s171969.htm

Ver:

http://www.cultura.gov.br/busca?p_p_auth=vnWt39pL&p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=962525&_101_type=content&_101_groupId=10883&_101_urlTitle=mes-do-brasil-na-china&redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fbusca%3Fp_p_id%3D3%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dmaximized%26p_p_mode%3Dview%26_3_groupId%3D0%26_3_keywords%3Dchina%26_3_struts_action%3D%252Fsearch%252Fsearch%26_3_redirect%3D%252Fbusca%26_3_y%3D-233%26_3_x%3D-385

Enhanced by Zemanta

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

A visita de Pence à Islândia

ÁFRICAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Conferência sobre mineração e petróleo entre África e Austrália

EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Brexit: residentes europeus enfrentam dificuldades com novo sistema de imigração

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

OMS faz parceria com Facebook e Instagram para combater movimento antivacinas

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá!
Powered by