fbpx
NOTAS ANALÍTICASORIENTE MÉDIOPOLÍTICA INTERNACIONAL

Estado Islâmico designa uma das Luas de Plutão como Lua de Maomé

Plutão, o planeta-anão descoberto pelo astrônomo Clyde Tombaugh, em 1930, tornou-se, na atualidade, uma reivindicação do Estado Islâmico que, assim, pretende estender o seu domínio para além do Iraque e da Síria. Através das redes sociais, um instrumento bastante utilizado pelos insurgentes para propaganda e convencimento dos internautas, eles passaram a divulgar também a ideia de que no pequeno planeta Deus se referiu ao profeta Maomé.

De acordo com um “astrônomo” do grupo, a partir de uma foto tirada durante uma missão espacial da NASA, observou-se que na superfície de Plutão há inscrições, em árabe, nas quais está claro o amor de Deus por Maomé[1]. Ainda segundo o ativista do Estado Islâmico, uma das luas de Plutão, Hidra, é parecida com o nome do profeta em caligrafia árabe e, por este motivo, ele afirmou que gostaria de sugerir à NASA que o nome dessa lua seja alterado para “Lua de Maomé[2].

Os simpatizantes do Estado Islâmico, que pedem a renomeação daquele satélite natural, baseiam-se essencialmente nas palavras do autor que analisou a foto. Segundo ele, “quando olhamos atentamente para esta foto de Plutão, notamos uma frase em árabe que significa Deus ama Maomé[3]. A literatura do Estado Islâmico centra-se em critérios subjetivos, mas justificados mediante fatos concretos, que visam atender à necessidade do convencimento através de uma construção social aparentemente plausível.

Alguns analistas acreditam que este “astrônomo” seja o autor de histórias veiculadas no site do grupo na Internet, que demonstram que personalidades internacionais norte-americanas se converteram ao islamismo[4]. As histórias criadas e divulgadas no sítio web dos extremistas, na verdade, têm como objetivo penetrar o imaginário coletivo. Deste modo, eles têm conseguido atingir um número significativo de simpatizantes.

A análise apresentada sobre Plutão teve 5.000 acessos num período de tempo breve, sendo que um dos adeptos do grupo afirmou ser a imagem semelhante a um “coração” presente na superfície do planeta, e que nada mais é do que uma mensagem em árabe escrita em estilo icônico, que aparece em camisetas como, por exemplo, “Eu amo Nova Iorque[5].

O forte apelo ideológico dos radicais faz com que a veracidade científica pereça ante a crença. O fato de o árabe ter se tornado um idioma por volta de 530 d.C. e de a formação do sistema solar ter ocorrido há 4,6 bilhões de anos[6] é insignificante para aqueles que creem, pois ignoram o distanciamento cronológico que, sob o ponto de vista racional, inviabiliza a escrita árabe em Plutão. Em contrapartida, os extremistas pretendem a popularidade e a adesão da maior quantidade de pessoas, pois esta é a condição essencial para consolidar os territórios conquistados e, também, o próprio Califado. Para tanto, a estratégia mais eficiente é a arma que não fere fisicamente, mas cria, no intelecto humano, mecanismos capazes de conceber sem questionamentos uma realidade construída consoante os interesses do grupo.

————————————————————————————————

Imagem Os adeptos do Estado Islâmico desejam renomear uma das luas de Plutão, Hidra, afirmando que Deus [Alá] escreveu, naquele planeta, ‘Alá ama Maomé’, em árabe. O texto é mostrado, na imagem, em azul e vermelho” (Fonte):

https://heavyeditorial.files.wordpress.com/2015/08/isis-pluto.jpg?quality=65&strip=all&strip=all

————————————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://heavy.com/news/2015/08/isis-islamic-state-nename-name-pluto-moon-of-muhammad-arabic-text-picture-photo/

[2] Ver:

http://www.theblaze.com/stories/2015/08/11/user-on-pro-islamic-state-website-sees-muslim-message-hidden-in-nasas-pluto-photos/

[3] Ver:

http://heavy.com/news/2015/08/isis-islamic-state-nename-name-pluto-moon-of-muhammad-arabic-text-picture-photo/

[4] Ver:

http://www.mirror.co.uk/news/technology-science/science/isis-supporters-call-pluto-renamed-6229238

[5] Ver:

http://www.washingtontimes.com/news/2015/aug/13/isis-supporters-rename-pluto-the-moon-of-mohammed/

[6] Ver:

http://heavy.com/news/2015/08/isis-islamic-state-nename-name-pluto-moon-of-muhammad-arabic-text-picture-photo/

 

About author

Possui graduação em Filosofia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (1999), com revalidação pela Universidade de Évora (2007), e mestrado em Sociologia (Poder e Sistemas Políticos) pela Universidade de Évora (2010). É doutoranda em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais (Universidade de Évora). É professora da Faculdade São Braz (Curitiba), pesquisadora especialista do CEFi – Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), e pareceirista do CEIRI Newspaper (São Paulo).
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!