Foi celebrado na semana passada um Acordo de apoio à agricultura moçambicana entre os governos de Moçambique, Estados Unidos e Suécia[1]. O Acordo prevê investimentos de aproximadamente 27 milhões de dólares, com o intuito de financiar projetos que visam a expansão da agricultura familiar e a de médio porte em Moçambique[1].
O pacote foi proposto pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) juntamente com a Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (ASDI)[1]. No que diz respeito ao investimento americano, o aporte de dólares faz parte do Programa “Feed the Future”, levado a cabo pela embaixada norte-americana na região[2][3]. Além de Moçambique, diversos países da África Oriental também são contemplados pelo mesmo Programa, como é o caso do Quênia, Malawi e Zâmbia[2].
Em Moçambique, os investimentos por parte do Governo norte-americano concentram-se nas províncias centrais do país, como Nampula e Zambezia[3][4]. Nelas, a agricultura é a principal atividade produtiva, sendo fonte de renda e emprego para diversos habitantes. Contudo, ambas as regiões enfrentam sérios entraves à modernização destas atividades, como a escassez de insumos básicos e a baixa utilização de maquinário agrícola[4]. A precariedade das atividades agrícolas se torna evidente ao constatar que somente 7,2% da terra cultivável eram de fato utilizadas em 2012, segundo dados do Banco Mundial[5].
Além disso, ambas as regiões concentram altos índices de pobreza e baixo indicadores de qualidade de vida: em Nampula e em Zambezia residem 44% da população pobre de Moçambique e 51% das crianças mal nutridas abaixo de 5 anos de idade[3].
O setor agrícola em Moçambique é marcado pela agricultura familiar, uma vez que aproximadamente 97% da produção total de alimentos vem de propriedades cuja dimensão não ultrapassa a marca de 2 hectares[6]. Dessa forma, há uma emergente necessidade de que a oferta de linhas de crédito ao pequeno produtor se expanda, tendo em vista que estes são cruciais para a segurança alimentar e para a oferta de alimentos em Moçambique.
————————————————————————
Imagem (Fonte – IFDC):
http://www.ifdc.org/projects/current2/north_west_africa/ftf-usaid-att/about-ftf-usaid-att/
————————————————————————
Fontes Consultadas:
[1]Ver “Jornal de Angola”:
http://jornaldeangola.sapo.ao/economia/bancos_reduzem_financiamento_a_economia
[2] Ver “Feed the Future”:
http://www.feedthefuture.gov/countries
[3] Ver “Feed the future – Mozambique”:
http://www.feedthefuture.gov/country/mozambique
[4] Ver “USAID”:
http://www.usaid.gov/mozambique/agriculture-and-food-security
[5] Ver “Banco Mundial – Estatísticas”:
http://data.worldbank.org/country/mozambique
[6] Ver “FAO – Mozambique”: