No decorrer da semana passada, o Governo dos Estados Unidos da América (EUA) anunciou que autoriza o retorno dos seus diplomatas e funcionários da Embaixada em Caracas, capital da Venezuela. A medida ocorreu aproximadamente uma semana após a realização de eleições para os governos estaduais, nas quais o atual Governo venezuelano conquistou a maioria.

Protestos 12F (12 de fevereiro, fazendo referência ao Dia da Juventude) na Ilha de Margarita
Em meados de julho de 2017, o Departamento de Estado ordenou que seus servidores deixassem o país sul-americano devido à instabilidade e aos crescentes protestos contra Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela. A decisão foi anunciada cerca de três dias antes da realização da Assembleia Constituinte, convocada pelo Governo Maduro, para a redação de uma nova Constituição ao país.
Naquela ocasião, conforme destacou a DW, o Departamento de Estado salientou que a situação política na Venezuela era imprevisível e poderia mudar rapidamente. Segundo o comunicado, as Forças Armadas tem atuado em prol do Governo Maduro, o que tem gerado uma forte resposta policial frente às manifestações diárias, provocando 125 mortes e deixando centenas de feridos desde abril deste ano (2017).
Próximo a votação da Assembleia Constituinte, o mandatário chegou a proibir as manifestações, afirmando que aqueles que descumprissem a ordem poderiam sofrer sanções penais. A medida era uma resposta à convocação nomeada como a “Tomada de Caracas” feita pela Mesa da Unidade Democrática (MUD), que representa uma coalizão de partidos oposicionistas.
As manifestações diárias contrárias ao Governo foram diminuindo, enquanto que o governante fortificava seus aliados e o seu próprio poder. As eleições regionais ocorridas agora em outubro, nas quais cerca de 61,4% da população compareceu às urnas, podem estar refletindo esse fortalecimento, pois o Governo venceu em 17 estados, enquanto 5 governos estaduais ficaram a Mesa da Unidade Democrática, mas tal conclusão algo a ser avaliado futuramente.
———————————————————————————————–
Fontes das Imagens:
Imagem 1 “Bandeira dos Estados Unidos” (Fonte):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_dos_Estados_Unidos#/media/File:Flag_of_the_United_States.svg
Imagem 2 “Protestos 12F (12 de fevereiro, fazendo referência ao Dia da Juventude) na Ilha de Margarita” (Fonte):