AMÉRICA DO NORTENOTAS ANALÍTICASORIENTE MÉDIOPOLÍTICA INTERNACIONAL

EUA venderá sofisticadas armas para aliados dissuadirem o Irã

O secretário de defesa norte-americano, Chuck Hagel, iniciou na semana passada uma visita ao “Oriente Médio” onde selará  acordos  com seus principais aliados, Israel, “Arábia Saudita” e “Emirados Árabes Unidos” (EAU) para a compra de 10 bilhões de dólares em armamentos, como medida dissuasória, como proteção contra um possível ataque do Irã e também para acentuar ainda mais a preponderância militar desses países na região[1].

Ele iniciou sua viagem por Israel, país que deverá adquirir cerca de três bilhões de dólares em armas, tais como radares e mísseis anti-radiação, concebidos para eliminar defesas  aéreas, bem como  aviões, como o KC – 135 (avião cisterna para reabastecimento em vôo) e o V-22 ( avião-helicóptero, que voa como avião e aterrissa como helicóptero, para o transporte de tropas). Os EAU deverão comprar aviões F-16 e a “Arábia Sauditamísseis de alta tecnologia[1] [2].

Analistas têm afirmado que um  ataque  ao Irã  é  a última opção dos “Estados Unidos da América” (EUA) e somente seria efetuado se a opção diplomática falhasse. Hagel declarou  à imprensa israelense que, “o Irã é uma ameaça, uma real ameaça, não apenas por suas ambições nucleares e seu objetivo de destruir Israel, mas também por patrocinar o terrorismo[3].

Israel tem manifestado seu descontentamento com o ritmo lento dos esforços diplomáticos para conter o enriquecimento de urânio do Irã, afirmando que eles deveriam ser acoplados com uma ameaça militar crível.

Este fato tem gerado preocupação internacional sobre um possível ataque unilateral de Israel contra o Irã, a qualquer momento, algo que poderia levar a mais uma guerra no “Oriente Médio” com consequências nefastas para a região e para o mundo[4].

————————————

Imagem (Fonte):

http://www.forte.jor.br/2012/08/28/analise-estados-unidos-sao-os-primeiros-em-exportacao-de-armas/

————————————

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://internacional.elpais.com/internacional/2013/04/21/actualidad/1366563193_857389.html

[2] Ver:

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3178287&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas

[3]  Ver:

http://www.haaretz.com/news/diplomacy-defense/hagel-arrives-in-israel-for-first-stop-on-mideast-tour.premium-1.516700

[4] Ver:

http://www.guardian.co.uk/world/2013/apr/21/chuck-hagel-israel-iran-arms-deal/print

——————————————-

Ver:

http://www.aljazeera.com/news/middleeast/2013/04/2013421113011380292.html

About author

Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais (UFRGS-RS), Mestre em Relações Internacionais (UFF-RJ), Especialista em História das Relações Internacionais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Graduado em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Também possui graduação em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e especialização em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército. É professor universitário da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em Relações Internacionais e atua nas áreas de Política e Segurança Internacional.
Related posts
NOTAS ANALÍTICASSegurança Internacional

Soldado embriagado na República Democrática do Congo mata 12 civis

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

ONU relata violação aos Direitos Humanos em áreas de Mineração na Venezuela

COOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICASORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL

“Ágil, Eficiente e Responsável”: a nova fórmula para a FAO

ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Primeira-Ministra do Gabão: novidade histórica

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by