fbpx
COOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICASORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL

Fundo do BID lança PPP para apoiar projetos de desenvolvimento e biodiversidade no Brasil

OFundo Multilateral de Investimentos” (FUMIN), membro doBanco Interamericano de Desenvolvimento” (BID), anunciou um Projeto para preservar a biodiversidade em áreas protegidas no Brasil. O BID também anunciou um contrato com a “Construtora Norberto Odebrecht S.A.” para colaborar em iniciativas conjuntas voltadas ao desenvolvimento econômico local e ao meio ambiente.

O primeiro contrato do Projeto, de US$ 3,2 milhões, foi assinado com o “Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade” (ICMBio) e com o “Instituto Brasileiro de Administração Municipal” (IBAM), para a implantação de modelos de gestão inovadores, voltados a preservar a biodiversidade em áreas protegidas brasileiras.

Neste, se objetiva desenvolver um modelo de “Parceria Público-Privada” (PPP) que permita às comunidades locais, organizações sem fins lucrativos e o setor privado a participar e fortalecer o manejo sustentável de algumas das “Unidades de Conservação” sob os cuidados do ICMBio.

De acordo com as informações do BID[1], deverão ser criadas oportunidades para que pequenos produtores em áreas de baixa renda participem de cadeias de valor, promoção de desenvolvimento econômico local em áreas próximas de projetos da Odebrecht, programas de capacitação e colocação profissional para jovens em situação desprivilegiada, conservação da biodiversidade e estratégias para avaliar o impacto econômico e social de intervenções do grupo de sustentabilidade da Odebrecht.

O BID avalia essa PPP como um modelo inovador de base comunitária para administrar a rica biodiversidade do país nas áreas protegidas, podendo ainda ser expandida conforme os resultados sejam apresentados.

————————————————

Fonte Consultada:

[1] Ver:

http://www.iadb.org/pt/noticias/comunicados-de-imprensa/2014-03-27/fumin-meio-ambiente-e-desenvolvimento-local,10785.html

                       

Enhanced by Zemanta

About author

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!