AMÉRICA LATINANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Governadores bolivianos aderem à demanda marítima da Bolívia

Em 30 de abril de 2014, os nove governadores da Bolívia anunciaram seu apoio à demanda marítima que a Bolívia possui naCorte Internacional de Justiça” (CIJ), em Haia (Holanda), após reunião com o presidente Evo Morales, doMovimento ao Socialismo” (MAS)[1].

Carmelos Lens,de Beni; Rubén Costas,de“Santa Cruz”; Edmundo Novillo,de Cochabamba; Luis Flores, de Pando; Lino Condori, deTarija; Santos Tito, deOruro; Félix Gonzalez, dePotosí; César Cocarico, de “La Paz” e Esteban Urquizu, deChuquisacaforam escolhidos pelo Presidente para defender o país internacionalmente como porta-vozes de sua demanda com o Chile pelo acesso ao mar[2].

Além dos Governadores, o Presidente se reunirá ainda com vários outro setores políticos, econômicos e sociais, após o passado dia 15 de abril de 2014, momento em que o Governo apresentou formalmente perante a CIJ sua memória de 200 páginas sobre o caso acompanhada de Documentos que respaldam e sustentam a tese boliviana com respeito à demanda[1]. Em meio à preparação para a batalha judicial que terá palco na Holanda, o ex-presidente Carlos Mesa (2003-2005) foi apontado como representante internacional da demanda marítima na comunidade internacional, em organismos, fóruns multilaterais – a exemplo do “G77+China” – e a nível bilateral, no relacionamento com diversos países, vizinhos ou não[3].

O Presidente pretende, através desse maior envolvimento dos atores políticos, posicionar o assunto dentro do país como uma política de Estado. Assim, além de Morales, o chanceler David Choquehuanca; o ex-presidente Eduardo Rodriguez Veltzé (2005-2006) e o atual vice-presidente Álvaro García Linera também mantiveram reuniões com representantes da “Assembleia Legislativa Plurinacional” e outras instâncias e agremiações políticas nacionais[4].

——————————

* O G-77+China representa a coalizão dos países em desenvolvimento que tem como objetivo promover os interesses econômicos coletivos de seus membros, além de criar maior capacidade de negociação em fóruns multilaterais. A coalizão foi fundada, originalmente, por 77 países, porém, atualmente são contabilizados 131, sendo que a Bolívia exerceu sua presidência em 1990.

——————————

Imagem Estátua na Bolívia mostra luta por saída ao mar” (Fonte):

http://en.wikipedia.org/wiki/File:BoliviaChile.jpg

——————————

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.notimerica.com/politica/noticia-bolivia-chile-morales-insta-bolivianos-extranjero-sensibilizar-demanda-contra-chile-20140429184355.html

[2] Ver:

http://www.paginasiete.bo/nacional/2014/4/29/gobernadores-asumen-compromiso-difundir-demanda-maritima-poblacion-20197.html

[3] Ver:

http://lainfo.es/pt/2014/04/28/presidente-morales-nomeia-o-chefe-do-credito-maritimo-contra-o-chile/

[4] Ver:

http://www.nodal.am/2014/04/reclamo-boliviano-por-salida-al-mar-gobernadores-expresan-compromiso-con-la-demanda/

About author

Doutoranda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política. É assistente de pesquisa do Observatório Político Sul-Americano (OPSA-IESP/UERJ) e Desenvolve atividade de pesquisa no Grupo de Estudos Interdisciplinar de Fronteiras (GEIFRON), da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Related posts
MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

Egito, Etiópia e Sudão: desavenças pela maior hidrelétrica da África

DEFESANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONALPOLÍTICAS PÚBLICAS

Índia procura fortalecer defesas aéreas para se equiparar à China, em meio a tensões na fronteira

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Crise oriunda da COVID-19 poderá lançar até 326 mil crianças ao trabalho infantil

MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

ONU celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente em meio à Pandemia

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by