AMÉRICA DO NORTEÁSIADEFESANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONALPOLÍTICAS PÚBLICAS

[:pt]Governo dos EUA informa que Sistema antimíssil sul-coreano será implantado “dentro de dias” [:]

[:pt]

Desde o ano passado (2016), Coreia do Sul e os Estados Unidos (EUA) firmaram uma parceria que se destina a implantar sistemas de interceptação de misseis, do tipo THAAD (Terminal High Altitude Area Defense), em território sul-coreano. Essa estratégia de defesa fez com que as tensões com sua vizinha Coreia do Norte aumentassem e viesse a ocorrer ameaças de uma possível guerra entre os três países envolvidos.

Até aquele ano, o período para implantação dos mísseis estava previsto para o fim de 2017, porém, devido ao agravamento das tensões nas relações entre o governo Trump e a Coreia do Norte, bem como as ameaças do líder norte-coreano, King Jong-um, de lançar misseis nas próximas semanas do mês de maio (2017), fizeram com que as duas nações, a estadunidense e a sul-coreana, viessem a antecipar as instalações do sistema antimísseis.

A informação veio do Congresso norte-americano na última quarta-feira, dia 26 de abril, por meio do comandante dos Estados Unidos na Ásia-Pacífico, Adm Harry Harris, o qual afirmou que os mísseis estariam em modo “operacional nos próximos dias”. Ressalte-se que a previsão para antecipação (…) já havia sido fortalecida durante a visita do Vice-Presidente dos EUA, Mike Pence, ao Primeiro Ministro da Coreia do Sul, Hwang Kyo-ahn, na penúltima segunda-feira.

Durante a reunião, ambos os representantes de Estado concordaram em continuar respondendo às ameaças da Coreia do Norte de modo a fortalecer a capacidade de dissuasão e a postura de defesa por meio dos antimísseis THAAD, além de intensificar a prontidão da aliança Coréia do Sul-EUA.

Por meio do site oficial do Governo norte-americano, as informações, fornecidas pelo Ministério da Defesa de Seul, são de que, ao mesmo tempo que o comandante Harris fazia seu comunicado, os elementos que fazem parte dos antimísseis estavam sendo transferidos para um antigo campo de golfe, no condado de Seongju, destinado a ser o local de implantação do equipamento. Ainda segundo o Ministério, a construção final e operacional do THAAD será concluída até o final deste ano (2017), porque ainda é necessária uma avaliação ambiental e a construção do local a ser implantado.

———————————————————————————————–                    

Imagem 1Comandante Adm Harry Harris” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/46/US_Navy_110830-N-IZ292-185_Vice_Adm._Harry_B._Harris_Jr.%2C_commander_of_U.S._6th_Fleet%2C_departs_the_Skjold-class_coastal_corvette_HNoMS_Steil_%28P963%29.jpg

Imagem 2Antimíssil THAAD” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/61/Thaad_missile_and_launcher.jpg

[:]

About author

Graduada em Relações Internacionais (2014) pela Universidade da Amazônia – PA e profissionalmente atua com gestão de empresas. Áreas de interesse em pesquisa são em Marketing e mídias Internacionais, Conflitos bélicos e étnicos de interesse internacional, dentre outros.
Related posts
NOTAS ANALÍTICASTecnologia

Laboratório da Samsung na Rússia na vanguarda dos “deepfake”

EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Extinction Rebellion toma conta das ruas de Londres, em protesto pelo clima

AMÉRICA LATINAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Peru sedia concurso mundial de azeite de oliva

ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Ataques a capacetes azuis no Mali

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá!
Powered by