fbpx
ECONOMIA INTERNACIONALEURÁSIAEUROPANOTAS ANALÍTICAS

Governo russo suspende importações de laticínios da Lituânia

Na segunda-feira, dia 7 de outubro, a entidade de direitos do consumidor da Rússia (Rospotrebnadzor*) ordenou a suspensão das importações dos produtos de laticínios vindos da Lituânia[1]. Segundo a declaração da Agência, o que motivou a decisão foram as informações divergentes entre o que o rótulo indica na composição dos produtos, para o que foi encontrado de fato. Explicou:

Estes fatos indicam um enfraquecimento do controle da República da Lituânia pela qualidade e segurança dos alimentos e a necessidade de introduzir medidas restritivas à importação pela Federação Russa de produtos alimentares do território da República da Lituânia[1]. (Tradução Nossa)

Em uma comitiva com jornalistas, o chefe da Rospotrebnadzor, disse que a suspensão de importação não gerará impacto no dia-a-dia do consumidor final ou muito menos à economia do país, uma vez que as importações do país báltico eram insignificantes[2].

Analistas indicam que essa tomada de posição da Rússia não tem apenas fundamentações técnicas, mas também políticas, uma vez que a Lituânia, juntamente de outros Estados que faziam parte da desfeitaUnião Soviética” (Ucrânia e Moldávia) aspira por ter umAcordo de Livre Comérciocom aUnião Europeia”. Entretanto, essa posição vai de encontro com o que Kremlin aspira, que seria incluir Estados como a Ucrânia e a Moldávia em umaUnião Aduaneira”, liderada por Rússia, Cazaquistão e Belarus[2].

Como se conclui do apontamento de observadores, se o desejo do Kremlin é realmente criar uma “União Aduaneira”, ao retaliar a Lituânia por aspirar participar de um “Tratado de Livre Comércio” com a “União Europeia” a Rússia estaria optando pela pior maneira de iniciar tal união. Por isso, analistas tem comentado que tal atitude teve embasamento unicamente técnico, tanto que existem outras análises da mesma Agência de defesa do consumidor tratando de outros produtos importados da Lituânia.

—————————–

* http://rospotrebnadzor.ru/en/web/en/

——————————

Imagem (Fonte):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mejeriprodukter_i_Sk%C3%A5nsk_butik.jpg

——————————

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://goo.gl/CU5kem (Encurtado)

[2] Ver:

http://en.ria.ru/russia/20131007/183982437/Russia-Bans-Lithuanian-Dairy-Products.html

Enhanced by Zemanta

About author

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!