fbpx
AMÉRICA LATINANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Haitianos começam a abandonar a República Dominicana

Em postos fronteiriços entre o Haiti e a República Dominicana uma imagem tem se repetido nas últimas semanas: carros, caminhonetes e motos carregadas de objetos, como mesas, televisores e malas. São haitianos residentes no país vizinho que estão se vendo forçados a retornar ao Haiti por causa do Plano de Regularização de Estrangeiros, que ameaçava deportar milhares de haitianos irregulares na República Dominicana[1].

Alguns dizem estar de acordo com a regularização para obter documentos permanentes com o Governo dominicano[2]. No entanto, para a maioria haitiana no país, os requisitos estabelecidos dificultam o processo. Para os mais pobres o processo é mais limitador, já que o custo e o tempo que a regularização exige são muito altos para eles[2].

Consequentemente, as preocupações de uma crise humanitária no Haiti aumentam[2]. A cada dia, mais haitianos regressam ao seu país e começam a reconstruir suas vidas nas agora chamadas cidades de tendas, que crescem rapidamente e com baixos recursos[2].

Pelo menos três cidades de tendas já foram identificadas na região sul, próximo a fronteira[2]. O Governo do Haiti e organizações internacionais informam que estes haitianos que regressaram recentemente estão vivendo com poucas condições e em acampamentos improvisados[2].

Agências internacionais de ajuda humanitária se preocupam com as condições destas pessoas que, atualmente, dependem de doações de água e alimentos[2]. Existe também o risco de que estes acampamentos possam aumentar, transformando a situação em outra crise humanitária[2].

—————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

http://www.bbc.com/mundo/noticias/2015/07/150730_americalatina_republica_dominicana_haitianos_lav

—————————————————————————————–

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.bbc.com/mundo/noticias/2015/07/150730_americalatina_republica_dominicana_haitianos_lav

[2] Ver:

http://cnnespanol.cnn.com/2015/08/03/ciudades-de-carpas-surgen-en-haiti-con-el-regreso-de-los-migrantes/

About author

Mestre em Relações Internacionais- IHEID (Genebra, Suíça) e Mestre em Estudos Avançados de Organizações Internacionais- UZH (Zurique, Suíça). Bacharel em Relações Internacionais -Unilasalle (Canoas, RS), intercâmbio na UNICAH (Tegucigalpa, Honduras). Especialidades: direitos humanos, direito internacional humanitário, segurança e paz, democratização e América Central. Experiências profissionais: ONU (DPA- MSU), BID (segurança cidadã) e ONG Geneva Call – Suíça.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!