COOPERAÇÃO INTERNACIONALFÓRUNS INTERNACIONAISNOTAS ANALÍTICASORGANIZAÇÃO INTERNACIONALPOLÍTICAS PÚBLICASSociedade Internacional

[:pt]II Encontro da Parceria Global para a Cooperação Econômica Eficaz: expectativas e esboços[:]

[:pt]

Sob o guarda-chuva de diferentes eventos relacionados à agenda do desenvolvimento sustentável e da cooperação internacional para o desenvolvimento, a Parceria Global para a Cooperação Econômica Eficaz (Global Partnership for Effective Economic Co-operation) sediará o II Encontro de Alto Nível, entre 28 de novembro e 1º de dezembro, no Quênia.

global-partnershipMediante o uso de uma plataforma com diversos atores, a Parceria fornece suporte prático, aconselhamento e compartilhamento de conhecimento, com o objetivo de implementar com efetividade os princípios ratificados no Fórum de Busan, em 2011, como o foco em resultados, a busca da parceria para o desenvolvimento, a transparência e a divisão de responsabilidades e, por último, a definição dos modelos de desenvolvimento pelos próprios países em desenvolvimento (ownership).

Em decorrência dos vários eventos que ocorreram nos últimos anos neste campo do desenvolvimento internacional, como a aprovação da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, a realização da Primeira Cúpula Humanitária Mundial, o estabelecimento do Marco de Sendai para a Redução de Riscos de Desastres, a Agenda de Ação de Adis Ababa para o financiamento do desenvolvimento e a aprovação da Nova Agenda Urbana, o encontro servirá de vitrine para identificar práticas inovadoras e casos de sucesso e para posicionar o comprometimento da Parceria na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Há duas semanas do evento, um esboço do documento final do encontro foi disponibilizado, destacando o papel da inclusão, inovação, confiança, respeito e o uso das estratégias nacionais e dos resultados de cada país para alcançar uma cooperação econômica eficaz.

———————————————————————————————–                    

ImagemBandeira das Nações Unidas” (Fonte):

http://hub.iisd.org/wp-content/uploads/2013/09/global-partnership.png

 [:]

About author

Mestre em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco e graduado em Relações Internacionais na Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência como Pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no projeto da Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi). Foi representante brasileiro no Capacity-Building Programme on Learning South-South Cooperation oferecido pelo think-tank Research and Information System for Developing Countries (RIS), na Índia; digital advocate no World Humanitarian Summit; e voluntário online do Programa de Voluntariado das Nações Unidas (UNV) no projeto "Desarrollar contenido de opinión en redes sociales sobre los ODS". Atualmente, mestrando em Development Evaluation and Management na Universidade da Antuérpia (Bélgica) e Embaixador Online do UNV na Plataforma socialprotection.org.
Related posts
NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Avifavir: o antiviral russo contra a Covid-19

ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Em meio à pandemia global, exportações chinesas apresentam aumento inesperado no mês de julho

NOTAS ANALÍTICASSegurança Internacional

Soldado embriagado na República Democrática do Congo mata 12 civis

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

ONU relata violação aos Direitos Humanos em áreas de Mineração na Venezuela

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by