fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Impactos comerciais da destituição de Lugo começam a ser sentidos

De acordo com informações divulgadas ontem, segunda-feira, pela “BBC Brasil”*, o comércio em “Ciudad del Este”, importante pólo comercial na fronteira do Brasil com o Paraguai, pode ter sofrido queda de até 50% após o impeachment na semana passada do paraguaio Fernando Lugo. A diminuição das negociações ocorreram em razão do temor do fechamento da fronteira, caso uma sanção fosse adotada pelo Governo brasileiro.

 

No entanto, como a maior circulação acontece durante a semana, os impactos do acontecimento político ainda serão sentidos nos dois países, considerando o alto intercâmbio de produtos, serviços (especialmente o turismo de “Foz do Iguaçu”) e de pessoas. Além disso, o Brasil tem exercido maior controle fiscal na região nas últimas semanas, o que contribui para o fraco movimento.

No domingo, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, já havia determinado a interrupção de fornecimento de petróleo ao Paraguai como resposta à destituição do Presidente pelo Congresso paraguaio, configurando a primeira sanção ao novo Governo. Os presidentes dos países que compõem a Unasul vão se reunir amanhã, a fim de discutir as medidas que desejam aplicar.

—————

Fontes:

* Ver:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/06/120624_ciudad_este_paraguai_jf.shtml

** Ver:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/06/120624_chavez_paraguai_cj.shtml

About author

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – campus Franca. Com atuação focada na área de Marketing Internacional, foi membro do Grupo de Estudos de Marketing Internacional (MKI), atuando também com a questão da inserção internacional de produtos agropecuários, além do mercado de luxo. No CEIRI NEWSPAPER escreve sobre temas relacionados ao Comércio e Economia Internacional.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!