De acordo com informações divulgadas ontem, segunda-feira, pela “BBC Brasil”*, o comércio em “Ciudad del Este”, importante pólo comercial na fronteira do Brasil com o Paraguai, pode ter sofrido queda de até 50% após o impeachment na semana passada do paraguaio Fernando Lugo. A diminuição das negociações ocorreram em razão do temor do fechamento da fronteira, caso uma sanção fosse adotada pelo Governo brasileiro.
No entanto, como a maior circulação acontece durante a semana, os impactos do acontecimento político ainda serão sentidos nos dois países, considerando o alto intercâmbio de produtos, serviços (especialmente o turismo de “Foz do Iguaçu”) e de pessoas. Além disso, o Brasil tem exercido maior controle fiscal na região nas últimas semanas, o que contribui para o fraco movimento.
No domingo, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, já havia determinado a interrupção de fornecimento de petróleo ao Paraguai como resposta à destituição do Presidente pelo Congresso paraguaio, configurando a primeira sanção ao novo Governo. Os presidentes dos países que compõem a Unasul vão se reunir amanhã, a fim de discutir as medidas que desejam aplicar.
—————
Fontes:
* Ver:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/06/120624_ciudad_este_paraguai_jf.shtml
** Ver:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/06/120624_chavez_paraguai_cj.shtml