fbpx
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Índia e Japão lançam o Corredor Econômico para o Crescimento da Ásia e da África

O Corredor Econômico para o Crescimento da Ásia e da África (CECAA) é uma Iniciativa proposta pelo Japão e pela Índia, consistindo em uma visão para a integração regional. A ideia foi apresentada no ano de 2016 e é vista por uma série de analistas na mídia internacional como uma resposta para a Nova Rota da Seda (Belt and Road Initiative), conforme lançada pela China.

O documento oficial delineando a CECAA enfatiza o aspecto qualitativo da integração, com foco para a criação de redes de conectividade digital e visando intensificar o intercâmbio entre pessoas, culturas e boas práticas. Adicionalmente, a Iniciativa deverá incluir projetos de cooperação política, projetos de desenvolvimento, construção de infraestrutura, além da integração institucional entre os países membros.

Localização da Índia e do Japão

Na questão de infraestrutura menciona-se especificamente projetos enfatizando a geração de energia através de fontes renováveis, além da construção de infraestrutura digital e de comunicação e o estímulo à cooperação empresarial entre os países (joint ventures). No que diz respeito ao tema do desenvolvimento, são mencionadas as seguintes questões: agricultura, indústria farmacêutica, saúde, educação e a economia azul, termo que designa o uso sustentável dos recursos provenientes dos mares e oceanos de modo a gerar renda e estimular as atividades econômicas.

A disputa pelo exercício de influência ao longo do eixo Indo-Pacífico é um elemento essencial para se compreender a dinâmica das forças atuando na Ásia no período contemporâneo. Esta é uma região caracterizada crescentemente pela multipolaridade, sofrendo simultaneamente a influência geoeconômica da China, do Japão, da Índia e dos Estados Unidos.  Neste sentido, o CECAA simboliza a coordenação estratégica entre Índia e Japão, como uma resposta à percepção acerca da crescente influência exercida pela economia chinesa na Ásia e igualmente na África.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1Mandatários do Japão e da Índia, Shinzo Abe e Narendra Mohdi, respectivamente” (Fonte):

https://www.flickr.com/photos/narendramodiofficial/28917624003

Imagem 2Localização da Índia e do Japão” (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/Afro-Eurasia#/media/File:Afro-Eurasia_(orthographic_projection).svg

About author

Mestrando em Estudos Contemporâneos da China pela Renmin University of China (RUC) e pesquisador afiliado pela Silk Road School. Mestre em Relações Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui especialização em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Agente consular junto ao Consulado Honorário da França em Porto Alegre, atuando paralelamente no escritório RGF Propriedade Intelectual, no período de 2013-2016.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!