O Banco do Nordeste do Brasil, a Tigo (maior operadora de telefonia celular do Paraguai) e a FOODSANU (processadora de alimentos) do Equador foram os contemplados com os Prêmios Interamericanos para Inovação Financeira e Empresarial pelo trabalho em apoio à inclusão financeira, às finanças digitais e à microempresa na América Latina e no Caribe[1].
Os prêmios foram oferecidos pelo Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN), membro do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O Banco do Nordeste do Brasil ganhou o Prêmio para Inclusão Financeira 2014 por seu desempenho no oferecimento de serviços financeiros para as populações pobres e de baixa renda. Seu programa de microcrédito, CrediAmigo, elaborado em 1997 em associação com a Acción Internacional, é atualmente um dos maiores programas de microcrédito de toda a América Latina.
A Tigo Paraguay ganhou o Prêmio para Finanças Digitais por seu desempenho e transparência financeira e qualidade e uso de seus serviços financeiros. Seu produto TIGO Money distinguiu-se no âmbito das finanças digitais por levar serviços financeiros (entre eles transferências de dinheiro de pessoa a pessoa “P2P”, operações de pagamento e microcrédito) aos moradores de áreas sem atendimento bancário de uma maneira rápida e acessível.
O Prêmio para Excelência e Sustentabilidade da Microempresa foi para a empresária equatoriana Ximena Coba, criadora da processadora de alimentos FOODSANU, que produz polpa de frutas sem aditivos químicos pela implementação de um sistema de gestão de Boas Práticas de Manufatura (BPM).
A premiação acontecerá no dia 4 de novembro durante a cerimônia de inauguração do Foromic 2014, a principal conferência da região em temas relacionados às microfinanças e às empresas. Este ano, o Foromic será realizado em Guayaquil, no Equador, de 4 a 6 de novembro, com o tema: “Finanças inclusivas: modelos de negócio para todos”.
—————————————————————————
Imagem (Fonte):
BID
—————————————————————————
Fonte Consultada:
[1] Ver: