No dia 14 de junho, o Washington Post reportou que a rede de computadores do Comitê Nacional Democrata norte-americano (DNC) havia sido invadida e monitorada por hackers russos, por cerca de um ano. Os invasores monitoraram chats e e-mails do Partido Democrata e tiveram acesso à pesquisa dos democratas sobre o adversário Donald Trump, do Comitê Republicano Nacional (GOP), o Partido Republicano norte-americano.
O DNC tomou conhecimento da invasão em abril, quando CrowdStrike, uma empresa de ciber-segurança foi contratada e instalou softwares nos computadores do Partido Democrata para rastrear a origem das invasões e identificaram dois grupos supostamente ligados ao Governo russo. Mais tarde os invasores foram expulsos do sistema.
O primeiro grupo obteve acesso há cerca de um ano e monitorou as conversas de chat e e-mail do Partido Democrata e, segundo informações da Reuters, o grupo tem ligações com o Serviço de Segurança Federal Russo, o qual já foi comandado pelo atual presidente russo Vladmir Putin.
O segundo grupo, supostamente ligado aos militares, “foram diretamente para a pesquisa da oposição, especificamente sobre Donald Trump, e conseguiram extrair uma parte”, segundo Dmitri Alperovitch, co-fundador e CTO da CrowdStrike.
O Governo russo negou qualquer envolvimento e Dmitry Peskov, Porta-Voz do Kremlin, declarou: “Eu descarto por completo a possibilidade de que os membros ou o governo russo foram envolvidos neste ataque”.
O Diretor de Inteligência Nacional Norte-Americano, James Clapper, afirmou que esperava os ataques, tendo em vista o grande número de ataques que aconteceram na campanha presidencial de Barack Obama, em 2008 e 2012, na época, realizada principalmente por hackers chineses.
Sem dúvida, o risco de ataques cibernéticos acompanha a crescente presença de candidatos online, seja através de debates e propagandas transmitidos pela Internet, ou o diálogo com eleitores em redes sociais, assim como a evolução do sistema eleitoral, que, no caso dos EUA, passou a aceitar a votação online, a partir de 2012.
———————————————————————————————–
Imagem (Fonte):
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Donald_Trump_(14235998650)_(cropped).jpg