fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Irã usa anúncio de captura de drone estadunidense para efeitos de guerra psicológica

O Irã anunciou no sábado passado, dia 1o de dezembro, que havia criado um quartel-general de guerra psicológica, em sua “Junta de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas”, de acordo com declaração do general  Massoud Jazayeri.

A ideia é trabalhar com informações de forma a “transtornar a cultura e idiossincrasia de uma sociedade com fins hostis”* e, nas palavras de Jazayeri, “Devemos aceitar a realidade que os inimigos (em referência a Israel, Estados Unidos e seus aliados) estão mais adiantados que nós e têm mais equipamento, mas carecem de nossa motivação”*.

 

Neste sentido, analistas apontam que o anúncio recente de captura de um avião não tripulado é uma das ações da guerra psicológica que o governo persa deseja imprimir. De acordo com o comunicado da “Guarda Revolucionária” (no site Sepahnews.ir), “Um drone (avião não-tripulado) americano que sobrevoava a região do Golfo Pérsico com o objetivo de identificar e coletar informações foi capturado recentemente graças ao sistema de controle das forças marítimas da Guarda Revolucionária quando entrou no espaço aéreo iraniano”**.

Os norte-americanos, por sua vez, negaram a informação. A “Quinta Frota” norte-americana, por meio de um porta-voz, o comandante Jason Salata, afirmou que nada ocorreu. Segundo declarado, “Nós não perdemos nada recentemente, nos últimos meses. (…). Nossas operações no Golfo estão de acordo com o direito internacional”**.

Especialistas acreditam que os iranianos estão usando da declaração de seus porta-vozes para investir no fortalecimento de uma percepção internacional em que os EUA estariam invadindo seu território para coletar não apenas informações militares, mas, principalmente, buscar dados sobre questões energéticas, o que seria algo negativo da perspectiva internacional.

Ontem, quarta-feira, dia 5 de dezembro, o “Corpo de Guardiões da Revolução” afirmou que conseguiu extrair as informações existentes no equipamento e o que obtiveram demonstra aquilo que afirmam ser a verdadeira intenção dos estadunidenses. Segundo o porta-voz: “Extraímos totalmente a informação. (…). O aparelho, além de coletar informação militar, era utilizado para colher informação em matéria de energia, especialmente sobre o transporte de petróleo nas terminais petrolíferas iranianas (…). …mostra a informação que eles (os americanos) buscam. (…). …indica a importância que dão ao tema, embora não vá ser fácil negá-lo”***.

Analistas apontam que, com base nessas declarações, o governo iraniano pretende cumprir etapa da guerra psicológica que informou que irá instalar, pois serve para consumo interno (em termos de convencer a população a suposta intenção estadunidense contra o povo persa, além de manter a postura exigida pelos conservadores no poder) e coloca internacionalmente uma situação de atração da comunidade internacional contra os EUA, apresentando-os como invasores do seu espaço aéreo, logo, como um Estado que está desrespeitando os valores aceitos internacionalmente. Segundo divulgado pelo jornal “Voz da Rússia”****, Teerã processará os EUA em “Tribunais Internacionais” pela violação de seu espaço aéreo. 

Observadores acreditam que ainda será necessária a confirmação do ocorrido para gerar condições para tal ação, mesmo porque é comum o uso de aparelhos do gênero para coleta de informações, sendo eles usados por vários atores da região, inclusive o Hezbolah, que fez incursões sobre o território israelense com equipamento da mesma natureza, o qual foi abatido por Israel.

Os analista esperam que Teerã apresente provas da captura do drone e da invasão de seu território pelos norte-americanos (já que isto poderia ser usado como motivo para declarar guerra contra eles) para avaliar as conseqüências de uma ação em “Tribunais Internacionais”. Até o momento concordam apenas que o suposto acontecimento vem ao encontro da anunciada instauração da guerra psicológica por parte do Governo iraniano.

————————-

Fontes consultadas:

* Ver

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6347153-EI308,00-Ira+cria+quartelgeneral+de+guerra+psicologica.html

** Ver:

http://br.noticias.yahoo.com/irã-afirma-ter-capturado-avião-piloto-americano-golfo-092300751.html

*** Ver:

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6355709-EI294,00-Ira+diz+que+aviao+dos+EUA+colhia+informacao+militar+e+petrolifera.html

**** Ver:

http://portuguese.ruvr.ru/2012_12_05/ira-pretende-processar-os-eua/

—————————

Ver também:

http://portuguese.ruvr.ru/2012_12_04/Que-buscam-drones-americanos-no-Ira/

Ver também:

http://br.noticias.yahoo.com/irã-considera-avião-tripulado-abatido-prova-processo-eua-185127571.html

Assistir vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=hmXjtrjjBYI

About author

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!