O Estado do Amapá realizou no dia 18 e 19 de agosto o III Seminário e a IV Reunião de Cooperação Internacional Descentralizada do Brasil. Durante o encontro, estados, municípios e gestores da área se reuniram para trocar experiências de Cooperação Internacional.
A Assessora Especial da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República, Paula Ravanelli, declarou que o objetivo desses encontros é estimular a participação de unidades federativas e das prefeituras na Cooperação Internacional.
A Assessora destacou ainda que é necessário afastar a ideia de que esse assunto é somente de competência da União, por isso a importância em dar visibilidade ao tema para maior atuação dos estados e municípios nas relações internacionais.
A diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento do Amapá (ADAP), Ivana Antunes, destacou que, na década de 1990, o Governo do Estado já concebia formas de se relacionar com os países que fazem fronteira no extremo Norte do Brasil, principalmente a Guiana Francesa, onde vivem milhares de brasileiros.
Atualmente, como exemplo, o Amapá possui cooperação com o Governo francês nas áreas de ciência, tecnologia, inovação, idiomas, mineração, indústria, comércio, entre outras, e a tendência é de expansão da cooperação.
—————————————————————————
Imagem (Fonte):
http://agencia.ap.gov.br/noticia/39403/
—————————————
Fonte Consultada:
Ver: