Diplomatas japoneses e sul-coreanos entraram em acordo para avançar com negociações sobre a disputa territorial entre seus países na região. Shin’suke Sugi’yama, diretor geral coreano de assuntos referentes a Ásia e Oceania, junto com Pujin Yong, responsável para assuntos asiáticos do “Ministério das Relações Exteriores da Coreia” encontraram-se com o vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Kira Shuji, na cidade de Tokyo, capital japonesa.
O tema que está sendo discutido é a soberania sobre as ilhas de Dokdo (Takeshima, para o Japão). Esta disputa que não teve avanço relevante, mas foi responsável pela deterioração das relações entre Seul e Tokyo desde que o presidente sul-coreano Lee Myung-bak visitou a ilha em agosto do ano passado (2011).
Deste encontro, notícias positivas são aguardadas, pois na Coreia do Sul, abrir mão das ilhas está praticamente fora de cogitação e para manter seu discurso, o Governo coreano até obteve mapas japoneses que não incluem a ilha sob domínio do Japão. Assim como a China, a Coreia do Sul está apresentando todos os documentos históricos de antes e do “Pós Segunda Guerra Mundial”, períodos da expansão do “Império do Japão” e da decadência do mesmo, respectivamente.
Conforme apontam muitos observadores internacionais, resta aguardar para saber se o Japão continuará se isolando regionalmente devido à herança de sua expansão imperial ou se haverá abertura para uma negociação que atenda ao mínimo de exigências de todos os envolvidos.
—————————-
Imagem – Fonte (Wikipédia):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rela%C3%A7%C3%B5es_entre_Coreia_do_Sul_e_Jap%C3%A3o
—————————-
Fontes:
Ver:
http://spanish.yonhapnews.co.kr/news/2012/10/24/0200000000ASP20121024002100883.HTML
Ver:
http://espanol.cntv.cn/program/Noticiario/20121102/102304.shtml