NOTAS ANALÍTICAS

“União Europeia” anuncia aprofundamento da cooperação com o Japão e ambos lançam negociações para “Tratado de Livre-Comércio” (Parte – 1)

Nesta segunda-feira, 25 de março, a “União Europeia” (UE) e o Japão anunciaram formalmente em comunicado conjunto o lançamento das negociações para firmar um Tratado de Livre-Comércio”. As rodadas começam em abril e cobrirão barreiras tarifárias e não tarifárias, além de assuntos relacionados, como compras governamentais, questões regulatórias e desenvolvimento sustentável.

Essa é apenas uma das iniciativas de ambas as partes para fechar Acordos de comércio que auxiliem a alavancar suas economias. A UE e os “Estados Unidosanunciaram neste ano negociações para um pacto semelhante[1], enquanto o Japão demonstrou publicamente em meados de março sua intenção de entrar no processo de estabelecimento da Parceria Trans-Pacífico[2].

O Japão é o sétimo principal parceiro da UE e segundo no continente asiático, enquanto a UE é o terceiro maior parceiro comercial do país. Com o acordo, Bruxelas e Tóquio esperam aumento de exportações de 32,7% e 23,5%, respectivamente[3].

—————————

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ultimas_noticias/2013/02/130213_eua_ue_livrecomercio_rn.shtml

[2] Ver:

http://ictsd.org/i/news/bridgesweekly/158489/

[3] Ver:

http://europa.eu/rapid/press-release_MEMO-13-283_en.htm

About author

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – campus Franca. Com atuação focada na área de Marketing Internacional, foi membro do Grupo de Estudos de Marketing Internacional (MKI), atuando também com a questão da inserção internacional de produtos agropecuários, além do mercado de luxo. No CEIRI NEWSPAPER escreve sobre temas relacionados ao Comércio e Economia Internacional.
Related posts
ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Ataques a capacetes azuis no Mali

ECONOMIA INTERNACIONALEURÁSIANOTAS ANALÍTICAS

Rússia apresenta reservas financeiras maiores que saldos devedores

ÁSIAEURÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Rússia compete com China por influência no Sudeste Asiático

AGÊNCIAS DE COOPERAÇÃOCOOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

ONU HABITAT estimula a gestão dos resíduos nas cidades

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá!
Powered by