NOTAS ANALÍTICAS

“União Europeia” anuncia aprofundamento da cooperação com o Japão e ambos lançam negociações para “Tratado de Livre-Comércio” (Parte – 1)

Nesta segunda-feira, 25 de março, a “União Europeia” (UE) e o Japão anunciaram formalmente em comunicado conjunto o lançamento das negociações para firmar um Tratado de Livre-Comércio”. As rodadas começam em abril e cobrirão barreiras tarifárias e não tarifárias, além de assuntos relacionados, como compras governamentais, questões regulatórias e desenvolvimento sustentável.

Essa é apenas uma das iniciativas de ambas as partes para fechar Acordos de comércio que auxiliem a alavancar suas economias. A UE e os “Estados Unidosanunciaram neste ano negociações para um pacto semelhante[1], enquanto o Japão demonstrou publicamente em meados de março sua intenção de entrar no processo de estabelecimento da Parceria Trans-Pacífico[2].

O Japão é o sétimo principal parceiro da UE e segundo no continente asiático, enquanto a UE é o terceiro maior parceiro comercial do país. Com o acordo, Bruxelas e Tóquio esperam aumento de exportações de 32,7% e 23,5%, respectivamente[3].

—————————

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ultimas_noticias/2013/02/130213_eua_ue_livrecomercio_rn.shtml

[2] Ver:

http://ictsd.org/i/news/bridgesweekly/158489/

[3] Ver:

http://europa.eu/rapid/press-release_MEMO-13-283_en.htm

About author

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – campus Franca. Com atuação focada na área de Marketing Internacional, foi membro do Grupo de Estudos de Marketing Internacional (MKI), atuando também com a questão da inserção internacional de produtos agropecuários, além do mercado de luxo. No CEIRI NEWSPAPER escreve sobre temas relacionados ao Comércio e Economia Internacional.
Related posts
ÁfricaCOOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Combate ao coronavírus: Quarentena proibida no Malawi

COOPERAÇÃO INTERNACIONALMEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

Acordo de Escazú completa 2 anos e persistem os desafios à sustentabilidade

AMÉRICA DO NORTENOTAS ANALÍTICASORIENTE MÉDIOPOLÍTICA INTERNACIONAL

Tensão entre EUA e Irã se intensifica

ÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Crescem as especulações sobre mudanças na liderança em Pyongyang

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by