O “Ministério da Defesa do Japão” informa que a sua “Missão de Manutenção da Paz no Haiti” deixará o país no próximo ano e suas ações no “Sudão do Sul” serão estendidas. As “Forças Terrestres de Autodefesa” japonesas estão presentes no Haiti desde o ano de 2010 e o Japão é um dos colaboradores para reconstrução da ilha após o grande terremoto que devastou grande parte do seu território. Enquanto se preparam para a saída, as autoridades já anunciaram que todos ou boa parte dos maquinários utilizados serão doados aos haitianos.
Confirmada a retirada do país caribenho, foi anunciado que a “Missão de Paz” presente no “Sudão do Sul” será estendida até o final do ano de 2013. A remoção das tropas japonesas neste país também se daria até o final deste ano (2012), mas Tokyo decidiu permanecer por mais um ano na região, devido a situação política instável.
As unidades nipônicas presentes em ambos os países trabalham em diversos setores de infraestrutura, agricultura e educação. Geralmente não se envolvem nos conflitos armados ou em missões de policiamento, mantendo a filosofia de evitar participar de qualquer combate armado.
————-
Fontes:
Ver:
http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/top/news04.html
Ver: