Agora nossos podcasts também estão no Spotify e Deezer. Em breve voltaremos  com os áudios! Para receber nossas atualizações em seu whatsapp clique no botão ao lado ou envie um whatsapp com seu nome, cidade/estado para 11 35682472

ÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Japão projeta aceitar 40 mil trabalhadores estrangeiros

O crescente envelhecimento da população japonesa está levando o governo a cogitar o recebimento de aproximadamente 40 mil trabalhadores estrangeiros a partir do ano que vem (2019). Tal estimativa provém de um levantamento que considera que cerca de 14 indústrias aceitariam funcionários. As áreas seriam relacionadas à construção, agricultura e atendimento em restaurantes.

Passaporte japonês

Na última sexta-feira (2 de novembro de 2018), foi submetido para aprovação um Projeto de Lei com o intuito de modificar a legislação de imigração, permitindo que haja dois novos tipos de status de residência que atraia trabalhadores do exterior. Dentre as alterações, inclui-se a isenção da aprovação em teste de língua japonesa e de qualificações profissionais para uma das categorias de visto.

Deste número, espera-se que os primeiros beneficiários sejam aqueles que já estão no Japão, recebendo treinamento profissional. Segundo o Japan Times, em outubro de 2017, em torno de 1,28 milhão de estrangeiros estavam empregados no país. A oposição critica o fato de que o governo não apresentou medidas de integração na sociedade ainda conservadora.

Uma pesquisa realizada pela Kyodo News mostra que 51,3% dos japoneses apoiam a decisão, enquanto 39,5% a desaprovam. O próximo ano de 2019 será marcado por importantes mudanças para a sociedade nipônica, como o fim da Era Imperial Heisei, e será um desafio lidar com o alto número do fluxo de migrantes em um país de diversidade baixa, onde 98,1% é de etnia japonesa.   

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Vista de Tóquio” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jap%C3%A3o#/media/File:Skyscrapers_of_Shinjuku_2009_January_(revised).jpg

Imagem 2 Passaporte japonês” (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/Japanese_passport#/media/File:JapanpassportNew10y.PNG

About author

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e integrante do grupo de pesquisa sobre Governança Global da mesma instituição. Teve duas experiências internacionais no Japão: Okinawa, para estudos culturais (bolsa cultural em 2016) e Hiroshima, participando do curso de verão sobre Hiroshima e Paz na Hiroshima City University (bolsa pela Mayors for Peace como representante da cidade de Santos, em 2018).
Related posts
MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

A Tragédia de Brumadinho: desconsideração sobre as experiências internacionais e impunidade

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Japão e Coreia do Sul discordam sobre decisão a respeito de trabalho forçado

ÁfricaCOOPERAÇÃO INTERNACIONALEuropaNOTAS ANALÍTICAS

A cooperação norueguesa com a União Africana

AMÉRICA LATINAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

O fechamento da fábrica da Goodyear na Venezuela

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
Olá!