Agora nossos podcasts também estão no Spotify e Deezer. Em breve voltaremos  com os áudios! Para receber nossas atualizações em seu whatsapp clique no botão ao lado ou envie um whatsapp com seu nome, cidade/estado para 11 35682472

ÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Japão projeta aceitar 40 mil trabalhadores estrangeiros

O crescente envelhecimento da população japonesa está levando o governo a cogitar o recebimento de aproximadamente 40 mil trabalhadores estrangeiros a partir do ano que vem (2019). Tal estimativa provém de um levantamento que considera que cerca de 14 indústrias aceitariam funcionários. As áreas seriam relacionadas à construção, agricultura e atendimento em restaurantes.

Passaporte japonês

Na última sexta-feira (2 de novembro de 2018), foi submetido para aprovação um Projeto de Lei com o intuito de modificar a legislação de imigração, permitindo que haja dois novos tipos de status de residência que atraia trabalhadores do exterior. Dentre as alterações, inclui-se a isenção da aprovação em teste de língua japonesa e de qualificações profissionais para uma das categorias de visto.

Deste número, espera-se que os primeiros beneficiários sejam aqueles que já estão no Japão, recebendo treinamento profissional. Segundo o Japan Times, em outubro de 2017, em torno de 1,28 milhão de estrangeiros estavam empregados no país. A oposição critica o fato de que o governo não apresentou medidas de integração na sociedade ainda conservadora.

Uma pesquisa realizada pela Kyodo News mostra que 51,3% dos japoneses apoiam a decisão, enquanto 39,5% a desaprovam. O próximo ano de 2019 será marcado por importantes mudanças para a sociedade nipônica, como o fim da Era Imperial Heisei, e será um desafio lidar com o alto número do fluxo de migrantes em um país de diversidade baixa, onde 98,1% é de etnia japonesa.   

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Vista de Tóquio” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jap%C3%A3o#/media/File:Skyscrapers_of_Shinjuku_2009_January_(revised).jpg

Imagem 2 Passaporte japonês” (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/Japanese_passport#/media/File:JapanpassportNew10y.PNG

About author

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e integrante do grupo de pesquisa sobre Governança Global da mesma instituição. Teve duas experiências internacionais no Japão: Okinawa, para estudos culturais (bolsa cultural em 2016) e Hiroshima, participando do curso de verão sobre Hiroshima e Paz na Hiroshima City University (bolsa pela Mayors for Peace como representante da cidade de Santos, em 2018).
Related posts
EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Segundo Turno das Eleições Ucranianas confirma vitória de Zelenski

ÁSIAEUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Suíça assinará acordo da “Iniciativa do Cinturão e Rota” da China

ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALEUROPANOTAS ANALÍTICAS

Xiaomi: melhor marca em crescimento na Rússia em 2019

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

OPAS propõe pacto para a Saúde Primária nas Américas

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá!
Powered by