fbpx
EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Jean-Claude Juncker apontado como forte candidato para o “Conselho da Europa”

Fortes rumores apontam uma possível candidatura do ex-primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, para o cargo de “Secretário-Geral do Conselho da Europa”. Esses rumores ficaram mais intensos após o atual Secretário-Geral,  o norueguês Thornbjørn Jagland, afirmar que não pretende disputar uma possível reeleição.

O “Conselho da Europa”*  é uma organização internacional criada no pós-Segunda Guerra Mundial, especificamente no ano de 1949, para promover a cooperação entre os países da Europa. Essa instituição possui 47 países membros e está sediado em Estrasburgo, na França. Atualmente, ele tem um papel importante na promoção e vigilância dos “Direitos Humanos” entre os seus países membros[1].

A escolha de Juncker ganha mais força tendo em vista que tanto o Secretário atual quanto o anterior, o inglês Terry Davis, são ambos social-democratas e como o luxemburguês faz parte de um partido conservador, ele poderia ser visto como uma alternativa viável por eles. Especialistas apontam como natural esse revezamento entre diferentes correntes políticas no “Conselho da Europa”, bem como em outras organizações[1].

Juncker era conhecido como o Primeiro-Ministro que estava há mais tempo no poder e precisou renunciar após 18 anos, pois veio a tona em Luxemburgo um escândalo envolvendo espionagem por parte de seu governo.

Juncker também acumulava o cargo deMinistro das Finanças de Luxemburgo” até o ano de 2009 e presidia as reuniões do chamado Eurogrupo** desde 2005, até janeiro de 2013[2]

Outros políticos europeus também são cotados para o cargo, como o tcheco Ŝtefan Füle, atual “Comissário Europeu para o Alargamento”; o presidente da Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa”, o francês Jean-Claude Mignon; o antigo presidente da Sérvia, Boris Tadić e a atual ministra da justiça da Alemanha, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger.

No entanto, o nome de Juncker aparece como uma escolha mais que natural, visto sua importância na política européia e a capacidade que tem de dar mais força política ao Conselho da Europa”.

————————
* Importante mencionar que o “Conselho da Europa” não é uma das instituições que compõem a “União Européia”, logo, não confundir com o “Conselho Europeu” ou o “Conselho de Ministros da UE”.

** Nome dado as reuniões dos “Ministros de Finanças” dos países pertencentes a “Zona do Euro”.

————————

Imagem O antigo primeiro-ministro do Luxemburgo Jean-Claude Juncker” (Fonte):

http://en.mercopress.com/data/cache/noticias/29949/0x0/jeanclaude-juncker.jpg

————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.euractiv.com/future-eu/juncker-race-new-international-p-news-529627

[2] Ver:

http://www.europeanvoice.com/article/2013/july/juncker-calls-early-election/77861.aspx

About author

Mestre em Estudos Europeus pela Universidade Católica de Louvain e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Estagiou durante um ano na Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia onde atuou na área de promoção do Comércio Exterior do Estado do Pará e, ao mesmo tempo, trabalhou como voluntario no GADE, grupo interessado em promover o voluntariado no Estado do Pará. Sempre interessado por integração europeia, realizou pesquisas envolvendo temáticas sobre a Política Agrícola Comum Europeia e sua relação com o livre-comércio e também sobre a evolução do Mercado Único e do setor de serviços da União Europeia. Morou seis meses em Varsóvia onde foi estudante Erasmus na Warsaw School of Economics.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!