ÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Lançamento do Livro Branco delineando a política oficial da China para o Polo Norte

A China lançou em janeiro (2018) o Livro Branco delineando a sua política oficial para o Polo Norte, mesmo não possuindo fronteiras imediatas com esta região. O documento menciona a visão do país no sentido de participar da governança no Oceano Ártico, enfatizando a necessidade de construção de infraestrutura, o desenvolvimento de rotas comerciais regulares, assim como o estímulo ao turismo na região.

Paisagem Ártica

O Livro Branco fundamenta-se pelos seguintes princípios: respeito, cooperação, ganhos mútuos (win-win) e sustentabilidade. Menciona-se ainda a proteção do meio ambiente no Ártico, a utilização dos recursos naturais (tais como gás e petróleo) de forma racional e justa, além da promoção da paz e estabilidade.

O Documento utiliza o termo “Rota da Seda Ártica” no sentido de demonstrar a continuidade da política de Estado da China no que diz respeito à sua projeção internacional, ao passo que a Nova Rota da Seda (Belt and Road Initiative) permanece como a maior iniciativa de política externa do governo de Xi Jinping. Os interesses da China no Polo Norte estão ligados aos seus crescentes investimentos em empresas russas do ramo de gás natural, ponto no qual se destaca a Yamal Liquefied Natural Gas.

Visando dirimir possíveis tensões, os chineses afirmam a importância da cooperação conjunta com os Estados Árticos, respeitando tradições e culturas locais, assim como conservando povos autóctones e o meio ambiente. Por fim, a China conseguiu se tornar um membro observador do Conselho Ártico no ano de 2013, um importante fórum intergovernamental que estimula o diálogo e a cooperação nesta região.

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Mapa do Polo Norte” (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/Arctic_exploration#/media/File:Arctic.svg

Imagem 2Paisagem Ártica” (Fonte):

https://pixabay.com/pt/paisagem-antartique-papel-de-parede-1296307/

About author

Mestrando em Estudos Contemporâneos da China pela Renmin University of China (RUC) e pesquisador afiliado pela Silk Road School. Mestre em Relações Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui especialização em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Agente consular junto ao Consulado Honorário da França em Porto Alegre, atuando paralelamente no escritório RGF Propriedade Intelectual, no período de 2013-2016.
Related posts
Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Reunião de Alto Nível sobre os direitos da mulher é realizada durante a Assembleia Geral da ONU

AMÉRICA LATINANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Evo Morales e Rafael Correa fora das eleições na Bolívia e no Equador

NOTAS ANALÍTICASORIENTE MÉDIOPOLÍTICA INTERNACIONAL

Repressão à greve de professores aumenta preocupação com repressão na Jordânia

ÁSIACOOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

China promete fornecer mais tropas para as operações de paz das Nações Unidas

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!