Mais uma Olimpíada se inicia com a presença de duas Chinas sem atritos diplomáticos. Desde 1979, a “República da China” (RC – Taiwan / Formosa) não pode utilizar seu nome oficia quando participa dos “Jogos Olímpicos” devido a presença da “República Popular da China” (RPC – a China continental).
No mundo esportivo, as Federações internacionais não recusam a presença de atletas da ilha de Formosa, porém, pelo impasse diplomático entre Taipei (RC) e Beijing (RPC) na disputa pelo nome “China” em eventos esportivos, a pequena ilha asiática foi levada a usar o nome “Taipé Chinês” para participar dos grandes eventos, bem como na criação de suas Federações esportivas.
Neste final de semana, a bandeira da “República da China” foi erguida no centro de Londres e sua presença na competição não gerou nenhum protesto ou manifestações reivindicatórias em ambos os lados do “Estreito de Taiwan”. O presidente de Formosa, Ma Ying-jeou, guiou seus atletas na capital britânica demonstrando que exceto em relação a certas questões políticas, Taipei e Beijing conseguem conviver sem grandes atritos.
————————–
Fonte:
Ouvir “Radio Taiwan Internacional” (Arquivos e Bancos de Imagens):
http://spanish.rti.org.tw/Content/PhotoNewsArchives.aspx?ImgID=141470