fbpx
ESPORTE

Londres 2012: “Taipé Chinês”

Mais uma Olimpíada se inicia com a presença de duas Chinas sem atritos diplomáticos. Desde 1979, a “República da China” (RCTaiwan / Formosa) não pode utilizar seu nome oficia quando participa dos “Jogos Olímpicos” devido a presença da “República Popular da China” (RPC – a China continental).

 

No mundo esportivo, as Federações internacionais não recusam a presença de atletas da ilha de Formosa, porém, pelo impasse diplomático entre Taipei (RC) e Beijing (RPC) na disputa pelo nome “China” em eventos esportivos, a pequena ilha asiática foi levada a usar o nome “Taipé Chinês” para participar dos grandes eventos, bem como na criação de suas Federações esportivas.

Neste final de semana, a bandeira da “República da China” foi erguida no centro de Londres e sua presença na competição não gerou nenhum protesto ou manifestações reivindicatórias em ambos os lados do “Estreito de Taiwan”. O presidente de Formosa, Ma Ying-jeou, guiou seus atletas na capital britânica demonstrando que exceto em relação a certas questões políticas, Taipei e Beijing conseguem conviver sem grandes atritos.

————————–

Fonte:

OuvirRadio Taiwan Internacional” (Arquivos e Bancos de Imagens):

http://spanish.rti.org.tw/Content/PhotoNewsArchives.aspx?ImgID=141470

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
AMÉRICA LATINACOOPERAÇÃO INTERNACIONALESPORTENOTAS ANALÍTICAS

Refugiadas venezuelanas jogam amistoso contra time local em Roraima

ESPORTENOTAS ANALÍTICAS

Projeto Social conecta Flamengo, Comunidade, ONU e Governo do Catar

ESPORTENOTAS ANALÍTICAS

Equipe Olímpica composta por refugiados sonha com a Olimpíada de Tóquio 2020

ESPORTENOTAS ANALÍTICAS

A candidatura olímpica da Suécia e Letônia para 2026

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!