fbpx
AMÉRICA LATINAÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Maduro anuncia aquisição do terceiro satélite para Venezuela em negociação com a China

O presidente venezuelano Nicolás Maduro anunciou durante o III Congresso Nacional da Cultura que a Venezuela e a China assinaram um Acordo para a construção do terceiro satélite do país, cujo nome será Jose Antonio de Sucre. Não foram dadas maiores informações sobre a função deste satélite, sabendo-se que os dois anteriores, denominados Simón Bolívar e Francisco de Miranda, destinavam-se a telecomunicações e à obtenção de informações geográficas.

Conforme foi anunciado, o Presidente deseja que a China auxilie o país a construir um centro de construção e de lançamento de satélites, ou seja que faça transferência de tecnologias sensíveisalgo que os observadores não acreditam que possa ocorrer.

A questão se põe dentro da forma como os chineses podem fazer esse possível investimento em tecnologia de satélites em território venezuelano. Analistas apontam que dificilmente se permitiriam transferir capacidade tecnológica para um país criando um concorrente dentro do mercado de produção e lançamento de microssatélites.

Haveria a possibilidade de investimento direto, no entanto, apesar dos negócios que estão sendo feitos entre os dois países, também é pequena a possibilidade de a China realizar aporte de recursos com poucas garantias e risco elevado, graças, especialmente, ao comportamento do Governo venezuelano de realizar expropriações e estatizações sob o argumento da nacionalização, quando lhes é de interesse e baseando-se na lógica da destruição do capitalismo para implantação de uma economia socialista.

Isso que leva a crer que o desejo do Mandatário venezuelano se limitará aquisição de satélites com o chineses, algo que está dentro do comportamento das lideranças chinesas, da política externa e da estratégia do Governo da China.

—————————————————————————

Imagem (Fonte):

Wikipedia

—————————————————————————

Fontes consultadas:

Ver:

https://es.noticias.yahoo.com/gobierno-venezuela-firma-convenio-china-lanzar-tercer-satélite-231716332.html

Ver:

http://www.laverdad.com/politica/61559-maduro-anuncia-construccion-de-tercer-satelite-venezolano.html

About author

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!