COOPERAÇÃO INTERNACIONALEURÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

[:pt]Manobras conjuntas sino-russas e as tensões no sul da Ásia[:]

[:pt]

O Ministério da Defesa da China anunciou que irá realizar exercícios militares conjuntos com os russos na região do Mar do Sul da China, a ocorrerem proximamente, no mês de setembro (2016). A inédita iniciativa será numa região onde há disputas territoriais entre Beijing e países vizinhos e é vista principalmente como uma resposta ao projeto de escudo antimísseis dos Estados Unidos.

O porta-voz do ministério chinês, Yang Yujun, comunicou que a manobra será para consolidar a cooperação estratégica Beijing-Moscou, que vem apresentando saldo positivo nos últimos anos em diversos setores socioeconômicos. Na China, especificamente, a manobra é vista como um novo caminho para fortalecer a defesa contra possíveis ameaças na costa do país e um grande passo para firmar a aliança sino-russa.

Atualmente, os chineses enfrentam diversas disputas territoriais em regiões próximas de sua costa, sejam no sul, sejam no leste, em cujas águas também acontecem manobras militares dos estadunidenses com seus aliados. Alguns analistas também veem essa ação dos chineses com os russos como uma resposta aos árbitros internacionais, que não aceitam a postura China em se considerar detentora de certas áreas que, hoje, pertencem a diferentes países do sul da Ásia.

Outros observadores compreendem a iniciativa apenas como uma resposta aos exercícios dos Estados Unidos com Japão e Coréia do Sul e, como dito, ao seu escudo antimíssil preventivo contra ameaças da Coreia do Norte. Para analistas de defesa asiáticos, Moscou e Beijing percebem as manobras e projetos de defesa estadunidenses como capazes de afetar os interesses de ambos os Estados. Agora, resta aos analistas aguardarem os exercícios sino-russos, daqui a pouco mais de um mês, para verem quais desdobramentos essa iniciativa poderá ter.

———————————————————————————————–                    

Imagem (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_da_China_Meridional#/media/File:Karta_CN_SouthChinaSea.PNG

———————————————————————————————–                    

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://portuguese.cri.cn/1721/2016/07/28/1s219302.htm

[2] Ver:

http://www.paraibaurgente.com.br/s/noticias/china-e-russia-anunciam-manobras-militares-conjuntas-ineditas

[:]

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Irã emite Mandado de Prisão de Donald Trump e pede apoio à Interpol

NOTAS ANALÍTICASORIENTE MÉDIOPOLÍTICA INTERNACIONAL

Turquia inaugura julgamento à revelia de 20 sauditas por assassinato de Khashoggi

MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

Egito, Etiópia e Sudão: desavenças pela maior hidrelétrica da África

DEFESANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONALPOLÍTICAS PÚBLICAS

Índia procura fortalecer defesas aéreas para se equiparar à China, em meio a tensões na fronteira

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by