Durante painel na edição do “Fórum Econômico Mundial na América Latina”, no Panamá, o secretário de Comércio Exterior do “Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior” (MDIC), Daniel Godinho, declarou[1] que a “América Latina”deve intensificar sua integração comercial por meio de novos Acordos para além da questão tarifária, como serviços e investimentos.
Ele informou que negocia atualmente um Acordo sobre serviços com a Colômbia e o mesmo poderá ser estendido para outros países da região. O Secretário destacou também as negociações para o Acordo entre os países do “MERCOSUL” e da “União Europeia” que abarcam temas diversos, como investimentos, serviços e compras governamentais, contudo, não houve indicações sobre o andamento dessas negociações.
Por último, Godinho apontou a questão da infraestrutura como um dos maiores desafios para a integração comercial da “América Latina”. Segundo ele, é essencial ampliar as vias de acesso que ligam o continente, além de simplificar os procedimentos relacionados à circulação de mercadorias na região.
——————————
Fontes Consultadas:
[1] Ver:
http://www.mdic.gov.br/sitio/
——————————
Ver Também:
http://www.weforum.org/