No último sábado (20 de setembro) o Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, recebeu representantes do Chade e da Mongólia para selar um Acordo Diplomático com as duas nações[1]. É a primeira vez que os dois países estabelecem missões diplomáticas dentro do território moçambicano, sinalizando um interesse em aprofundar as relações com este país africano[1].
Um dos principais objetivos das missões estabelecidas é aumentar as relações comerciais entre os países. Segundo o Presidente moçambicano, no que diz respeito às futuras relações diplomáticas com o Chade, espera-se que haja o intercâmbio de conhecimento técnico na exploração de recursos naturais, um aumento do investimento estrangeiro entre ambos e aumento do comércio de mercadorias e serviços[1].
Guebuza afirmou: “A presença daqueles países [Chade e Mongólia] entre nós contribuirá para aprofundar cada vez mais as nossas relações políticas e diplomáticas e para a cooperação econômica, sobretudo em áreas como agricultura, pecuária, recursos minerais e energéticos, assim como noutras”[1].
O início das relações diplomáticas entre Chade e Moçambique é mais uma etapa de um processo crescente nos últimos anos entre as nações africanas: a busca de parceiros comerciais alternativos[2]. Isto ocorre em tendo em vista dois objetivos: o primeiro, aprofundar os laços comerciais entre as próprias nações africanas, com o intuito de usufruir do crescimento econômico que elas vivenciam e reduzir a dependência comercial estabelecida com nações desenvolvidas, como os Estados Unidos e a União Europeia[2]; segundo, é aumentar o fluxo de investimento estrangeiro direto à África, uma vez que o montante total de capital externo ainda é muito pequeno se comparável aquele auferido por outras regiões, como a América Latina e o Sudeste Asiático[3].
No que diz respeito à economia das duas nações africanas presentes no encontro, Chade e Moçambique representam importantes centros de exploração de recursos naturais: Chade está entre os dez principais exportadores de petróleo na África[4] e Moçambique é um dos países mais abundantes em minérios de ferro e carvão[2]. Dessa forma, os expressivos excedentes econômicos auferidos com a exploração destes recursos poderão servir como impulso ao comércio internacional entre as duas nações nos próximos anos.
—————————————————————————
Imagem (Fonte – Atlanta blackstar):
—————————————————————————
Fontes consultadas:
[1] Ver “Jornal de Notícias”:
http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/main/23428-cooperar-para-o-desenvolvimento
[2] Ver “CEIRI Newspaper”:
[3] Ver “Ernest & Young”:
[4] Ver “Energy Information Administration”: