fbpx
AMÉRICA LATINACOOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

NBA lança núcleo de basquete no Complexo do Maré

No início de setembro, a National Basketball Association (NBA), a liga norte-americana de basquete profissional, inaugurou o Núcleo jr.NBA no Complexo da Maré (zona Norte do Rio de Janeiro). De acordo com as informações divulgadas, o Núcleo já conta com 200 jovens e crianças inscritos (de 10 a 19 anos), obtendo aulas gratuitas, e tem por objetivo agregar menores que estão fora da escola, como forma de reintegrá-los ao sistema educacional por meio do esporte.

O Núcleo jr.NBA é resultado da parceria entre a NBA, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Fundação Barcelona Esporte Clube para promover a inclusão social com as atividades esportivas nas vilas olímpicas do Rio de Janeiro.

Crianças e jovens serão iniciados no basquete, com aulas no contraturno da escola (Foto: Divulgação)

Esta iniciativa faz parte do projeto “Maré Que Transforma”, liderado pelo BID, em parceria com a Subsecretaria de Esportes e Lazer do Município do Rio de Janeiro e com a Vila Olímpica da comunidade. Além disso tem os apoios da Fundação Futebol Clube Barcelona, da Colgate, da Visa e do Fundo Japonês para o desenvolvimento no BID.

Por meio do Projeto busca-se desenvolver o esporte como ferramenta de construção de valores de cidadania para o dia-a-dia da comunidade, minimizando conflitos, aumentando o envolvimento de pais e cuidadores com seus filhos e/ou enteados e potencializando a prática desportiva para a promoção da saúde, da amizade e da transformação social.

No âmbito da Copa do Mundo do Brasil (em 2014), da Copa do Mundo Sub-20 na Colômbia (em 2011) e dos Jogos Olímpicos no Brasil (em 2016), o BID passou a desenvolver uma estratégia integrada para vincular iniciativas esportivas ao trabalho realizado em diferentes setores.  

O Escritório de Parcerias Estratégicas do BID assumiu a liderança na área de esportes de desenvolvimento para incorporá-lo no programa de operações da instituição (dentro da Estratégia de Segurança Juvenil e Segurança Cidadã), sendo uma prioridade para a região da América Latina, razão pela qual deve ampliar cada vez mais os seus esforços.
———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1Projeto Núcleo jr.NBA promove a prática esportiva no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)” (Fonte):

https://sportv.globo.com/site/nba/noticia/jr-nba-liga-americana-lanca-nucleo-de-basquete-no-complexo-da-mare.ghtml

Imagem 2Crianças e jovens serão iniciados no basquete, com aulas no contraturno da escola (Foto: Divulgação)” (Fonte):

https://s2.glbimg.com/SBFYWi_93XRA-ehx0eq1HavP8Y4=/0x0:2000×1332/1600×0/smart/filters:strip_icc()/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/09/06/321017_729845_20170906104842_img_5219_vfnwfzJ.jpg

About author

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!