fbpx
América do NorteÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

“Negociações Nipo-Americanas” travam dentro do TPP

O “Acordo Comercial” entre o Japão e os “Estados Unidos”, que estava sendo negociado dentro dos critérios da “Parceria Transpacífica” (TPP, sigla em inglês de “Trans-Pacific Partnership”), não foi realizado. Muitos temas englobados são divergentes e carecem de mais estudo entre as duas nações.

Segundo a emissora NHK japonesa, Tokyo e Washington manterão as negociações até o dia 24 de abril, porém, nem mesmo as autoridades japonesas sabem se haverá pelo menos um Acordo mínimo que possa agradar ambos os países. As 18 horas de negociações com a participação de funcionários de alto escalão nipônico e estadunidense terminaram sem êxito, muito devido as barreiras comerciais sobre produtos agrícolas.

Cinco categorias estão sendo discutidas dentro da área dos produtos agropecuários, destacando-se a questão das carnes bovina e suína, cuja as tarifas permanecem intocáveis. Os negociadores esperam avançar nas negociações com a expectativa de que o presidente norte-americano Barack Obama confirme o Acordo junto com sua contra-parte japonesa no final deste mês (abril), quando ele estará no Japão para importantes reuniões com funcionários de alto escalão do Governo nipônico.

———————————-

Imagem (Fonte):

 wikipedia

——————————

Fontes consultadas:

Ver NHK:

http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/top/news01.html

Ver NHK:

http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/top/news02.html

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!