fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Neven Mimica é apontado como o primeiro “Comissário Croata”

Neven MimicaIndicado pela Croácia, o mais novo país membro da União Européia a partir de 1 de julho, Neven Mímica teve seu nome confirmado pelo presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, no último dia 25 de abril como candidato ao posto de “Comissário Europeu”. Mimica tem grandes chances de ser o 28° Comissário Europeu, o primeiro vindo da Croácia, e será responsável pela pasta “Proteção do Consumidor[1].

O “Parlamento Europeu” deve então aprovar Mímica nas sessões da semana do dia 10 de junho, visto que possui apenas um papel consultivo nesse tipo de situação, pois o Comissário é apontado durante o mandato da Comissão atual. Mimica deve então ser confirmado pelos “Chefes de Estado” durante a reunião do “Conselho Europeu” nos dias 27 e 28 de junho, para que possa ser empossado no dia 1o de julho, no mesmo dia em que a Croácia entra na UE[2].

Composto por 27 Comissários Europeus vindos de todos os Estados-Membros, a “Comissão Européia passa então por uma pequena reforma institucional, para dar espaço a Mímica. Barroso decidiu então separar a pasta “Proteção do Consumidor” da pasta Saúde, ambas estavam sob tutela do “Comissário Europeu de Malta”, Tonio Borg[3].

Diplomata de carreira com vasta experiência em questões comerciais, Mimica já foi negociador chefe da Croácia junto à União Européia” em 2000 e 2001 e “Ministro da Integração Européia” de 2001 a 2003. Atualmente, ocupa o posto de Vice-primeiro-ministro para os Negócios Estrangeiros e a Integração Européia da Croácia[4].

A respeito de Mimica, Barroso disse: “Estou satisfeito por anunciar o Comissário indigitado do nosso 28° Estado-Membro, a Croácia. Neven Mimica é um europeu experiente e comprometido, capaz de fazer uma contribuição importante para o trabalho da Comissão Européia, em particular na área crucial da proteção do consumidor[5].

No entanto, alguns especialistas dizem que há apenas 18 meses do fim do mandato do colégio de comissários atual, Mímica dificilmente irá tratar de grandes projetos legislativos vindos da Comissão[6].

———————–

Imagem (Fonte):

https://ceiri.news/wp-content/uploads/2013/05/neven%20mimica.jpg

———————–

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/president/news/archives/2013/04/20130425_3_pt.htm

[2] Ver:

http://www.europeanvoice.com/article/2013/april/mimica-chosen-as-croatia-s-commissioner/77096.aspx

[3] Ver:

http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/president/news/archives/2013/04/20130425_3_pt.htm

[4] Ver:

http://europa.eu/rapid/press-release_IP-13-354_en.htm

[5] Ver:

http://europa.eu/rapid/press-release_IP-13-354_en.htm

[6] Ver:

http://www.europeanvoice.com/article/2013/april/mimica-chosen-as-croatia-s-commissioner/77096.aspx

About author

Mestre em Estudos Europeus pela Universidade Católica de Louvain e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Estagiou durante um ano na Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia onde atuou na área de promoção do Comércio Exterior do Estado do Pará e, ao mesmo tempo, trabalhou como voluntario no GADE, grupo interessado em promover o voluntariado no Estado do Pará. Sempre interessado por integração europeia, realizou pesquisas envolvendo temáticas sobre a Política Agrícola Comum Europeia e sua relação com o livre-comércio e também sobre a evolução do Mercado Único e do setor de serviços da União Europeia. Morou seis meses em Varsóvia onde foi estudante Erasmus na Warsaw School of Economics.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!