fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Novas faces na “Coréia do Norte”

Após o afastamento por motivos de saúde de Ri Yong-ho do cargo de “Marechal do Exército” norte-coreano, o jovem Kim Jong-un, assim como ocorreu com seu falecido pai, foi condecorado com este Título. A condecoração já era esperada e a nomeação de Hyon Yong-chol como “Vice-Marechal e Chefe do Exército Popular da Coréia do Norte” se tornou um novo foco de atenção para os holofotes mundiais.

Hyon tem um bom currículo entre os militares norte-coreanos e sua experiência de campo é bastante comentada nas poucas aparições que se dão no noticiário local. Ele não é uma figura reconhecida internacionalmente e as reduzidas informações sobre o seu histórico se tornarão uma fonte de especulação para os estudiosos de Segurança na região.

 

Analistas vêm especulando sobre a real nomeação de Hyon, mostrando que o acontecimento é uma “dúvida” para os especialistas, principalmente pelo fato de alguns veículos de imprensa, como a “Associated Press”, terem mencionado que Ri Yong ho foi visto com Kim Jong-un alguns dias antes de seu afastamento. Esta aparição pública tornou “questionável” a versão oficial do afastamento de Ri, que foi um dos homens que mais ajudou o jovem Kim a assumir o posto de seu falecido pai.

Nos arquivos da KCNA (agência de notícias oficial da “Coréia do Norte”) os holofotes continuam sobre o líder máximo do país, mencionando o nome de Hyon em poucas notícias e, como foi dito, sem expor maiores informações sobre o mesmo. Nos próximos dias, é provável que haja muitas especulações sobre o real motivo de uma figura praticamente desconhecida pelos estrangeiros assumir um posto desta dimensão e importância no país.

—————————-

Fontes:

Ver:

http://spanish.yonhapnews.co.kr/news/2012/07/17/0200000000ASP20120717002300883.HTML

Ver:

http://www.independent.co.uk/news/world/asia/kim-jongun-hid-bloody-purge-of-top-brass-behind-north-koreas-national-grief-7582488.html?afid=af

Ver:

http://www.ctvnews.ca/world/mentor-to-n-korea-s-leader-loses-all-posts-1.880182

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!