Após o afastamento por motivos de saúde de Ri Yong-ho do cargo de “Marechal do Exército” norte-coreano, o jovem Kim Jong-un, assim como ocorreu com seu falecido pai, foi condecorado com este Título. A condecoração já era esperada e a nomeação de Hyon Yong-chol como “Vice-Marechal e Chefe do Exército Popular da Coréia do Norte” se tornou um novo foco de atenção para os holofotes mundiais.
Hyon tem um bom currículo entre os militares norte-coreanos e sua experiência de campo é bastante comentada nas poucas aparições que se dão no noticiário local. Ele não é uma figura reconhecida internacionalmente e as reduzidas informações sobre o seu histórico se tornarão uma fonte de especulação para os estudiosos de Segurança na região.
Analistas vêm especulando sobre a real nomeação de Hyon, mostrando que o acontecimento é uma “dúvida” para os especialistas, principalmente pelo fato de alguns veículos de imprensa, como a “Associated Press”, terem mencionado que Ri Yong ho foi visto com Kim Jong-un alguns dias antes de seu afastamento. Esta aparição pública tornou “questionável” a versão oficial do afastamento de Ri, que foi um dos homens que mais ajudou o jovem Kim a assumir o posto de seu falecido pai.
Nos arquivos da KCNA (agência de notícias oficial da “Coréia do Norte”) os holofotes continuam sobre o líder máximo do país, mencionando o nome de Hyon em poucas notícias e, como foi dito, sem expor maiores informações sobre o mesmo. Nos próximos dias, é provável que haja muitas especulações sobre o real motivo de uma figura praticamente desconhecida pelos estrangeiros assumir um posto desta dimensão e importância no país.
—————————-
Fontes:
Ver:
http://spanish.yonhapnews.co.kr/news/2012/07/17/0200000000ASP20120717002300883.HTML
Ver:
Ver:
http://www.ctvnews.ca/world/mentor-to-n-korea-s-leader-loses-all-posts-1.880182