No dia 12 de setembro de 2020, Mauricio Claver-Carone foi eleito Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sendo o primeiro cidadão norte-americano a liderar a instituição.
Claver-Carone, que até então era conselheiro sênior de Trump para a América Latina, assumiu no dia 1o de outubro em uma reunião com os funcionários do Grupo BID para discutir sua visão e objetivos para seu termo de cinco anos.

Na ocasião, o novo presidente reforçou a importância de “aumentar o poder de empréstimo do BID e focar na geração de empregos para acelerar a recuperação dos impactos da pandemia causa pela COVID-19”.
Ele também argumentou que a digitalização é essencial para o desenvolvimento e o Banco Interamericano de Desenvolvimento deve liderar esforços para expandir a internet acessível e de alta qualidade nas áreas rurais, bem como na educação, bancos e finanças.
Claver-Carone ainda anunciou uma iniciativa inédita para estreitar a relação com o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e outras organizações, com objetivo de criar plataformas conjuntas de países e coordenar esforços para ajudar a América Latina e o Caribe.
———————————————————————————————–
Fontes das Imagens:
Imagem 1 “Banco Interamericano de Desenvolvimento” (Fonte):
Imagem 2 “Mauricio Claver–Carone” (Fonte):
https://www.iadb.org/sites/default/files/mauricio-claver-carone.jpg